Mais de 1,7 milhão devem ser vacinados na primeira etapa de vacinação contra Covid-19 no MA
Publicado em 13/01/2021 às 05:51
Por: Isisnaldo Lopes

O Governo do Maranhão apresentou, durante coletiva de imprensa na tarde da última segunda-feira (11), o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que tem como objetivo estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da imunização. Ao todo, 1.750.338 pessoas devem ser vacinadas na primeira etapa da campanha, que deve ser concluída em sete semanas.

“Ainda não temos a data para receber essas vacinas que serão adquiridas pelo Governo Federal, mas já nos adiantamos com o nosso Plano Estadual de Vacinação e a aquisição de insumos. Já temos 4 milhões de agulhas e seringas e todo o planejamento está pronto para a realização dessa campanha no Maranhão”, destacou o governador em exercício, Carlos Brandão.
O Plano Estadual de Vacinação trata de ações como a capacitação de profissionais da saúde, a logística de distribuição e armazenamento, as estratégias para a imunização, os grupos prioritários para a primeira fase da campanha e a estimativa de vacinas necessárias.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, nos próximos dias, o Governo Federal deve anunciar a data do início da vacinação, que deve acontecer de forma simultânea em todos os estados da Federação.

“A partir desse anúncio, o nosso desafio é fazer com que todo o processo de imunização aconteça com agilidade e segurança. E nisso levamos uma enorme vantagem, pois estamos acostumados a fazer campanhas de vacinação. O Maranhão dispõe de mais de dois mil locais de vacinação, isso quer dizer que temos capacidade para imunizar milhares de pessoas por dia. Estamos nos antecipando para que tudo esteja pronto para a imediata vacinação, assim que o Ministério da Saúde disponibilizar as vacinas”, afirmou o secretário Carlos Lula.
Após o recebimento das doses que virão de Fortaleza para São Luís, as vacinas serão armazenadas na Rede de Frio do Estado, localizada em São Luís. Em seguida, a SES fará a distribuição, em até três dias, para as Regionais de Saúde por transporte aéreo.

Coronavírus no Maranhão
O Maranhão ultrapassou nesta segunda (11) a marca de 202 mil casos confirmados d Covid-19. Agora o estado acumula 202.050 registros da doença, com 4568 óbitos. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O número de pacientes ativos segue aumentando e chegou a 5.877. Esse número se mantém em alta desde novembro.

 

 

 

 

 

g1/ma

Veja mais sobre: Maranhão, Saúde,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.