Polícia Federal desarticula grupo que fraudava compras de testes para Covid-19 no MA
Publicado em 03/03/2021 às 05:47
Por: Isisnaldo Lopes

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou na manhã da última terça-feira (2) na cidade de Pinheiro, a 333 km de São Luís, uma operação que tem como intuito desarticular um grupo criminoso estruturado para promover fraudes licitatórias e irregularidades contratuais no Município de Pinheiro, envolvendo recursos públicos federais que seriam utilizados no combate à pandemia da Covid-19.

Segundo a PF a operação, que também acontece na cidade de Teresina, no Piauí, revelou que funcionários da Secretaria de Saúde e Saneamento de Pinheiro juntamento com empresários de Teresina simularam a compra e venda de testes rápidos, por meio da contratação de empresa de fachada que não forneceu os testes.

A Polícia Federal cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, quatro mandados de constrição patrimonial e um mandado de suspensão do exercício de função pública.

Os investigados poderão responder por fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Operação Estoque Zero
A operação “Estoque Zero” faz referência à inexistência da mercadoria objeto do contrato, tendo em vista que a empresa não possuía sequer uma única unidade de teste rápido em seu estoque na época da suposta venda.

Em nota, o prefeito Luciano Genésio que o município está colaborando com a operação e a Secretaria colocou à disposição da investigação toda documentação solicitada pela PF.

 

 

 

g1/ma

 

Veja mais sobre: Polícia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.