PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA ANUNCIA PRORROGAÇÃO DO IPTU 2021
Publicado em 01/06/2021 às 05:49
Por: Isisnaldo Lopes


PREFEITURA DE AÇAILÂNDIA ANUNCIA PRORROGAÇÃO 
DO IPTU 2021 

Será possível também emitir a guia para pagamento por meio do site da Prefeitura de Açailândia.


O impacto financeiro provocado pela pandemia do coronavírus faz com que a Prefeitura de Açailândia realize medidas econômicas para minimizar as consequências deste surto e beneficie moradores. Sendo assim, o pagamento do IPTU 2021 teve seus prazos alterados no calendário fiscal 2021 sob o Decreto Municipal nº 63, de 30 de março de 2021. 

O pagamento do IPTU 2021 fica prorrogado o calendário fiscal.  A data de vencimento da cota única, para o dia 30 (trinta) de junho de 2021. Com as seguintes opções de pagamento:
Para o pagamento em cota única será concedido o desconto de 30% (trinta por cento), caso o pagamento em cota única ocorra até o dia 30 de junho de 2021;
20% (vinte por cento), caso o pagamento em cota única ocorra até o dia 30 de julho de 2021;
10% (dez por cento), caso o pagamento em cota única ocorra até o dia 30 de agosto de 2021. 
Vale destacar que não haverá descontos para quem optar pelo parcelamento do tributo. O contribuinte que não efetuar o pagamento em cota única até a data do vencimento estabelecida, poderá fazê-lo em dez parcelas consecutivas, com os acrescidos legais. O contribuinte que optar pelo parcelamento do IPTU terá como vencimento da primeira parcela o dia 30 (trinta), sendo que as demais parcelas serão subsequentes até o dia 30 (dez) de cada mês.

Segundo o prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, a reorganização do pagamento é importante, para dar tempo necessário dos munícipes de Açailândia se reerguerem financeiramente. “Tenho acompanhado de perto, junto às minhas equipes da Saúde, Administração, Fazenda e Finanças, quais os impactos da pandemia da Covid-19 na nossa cidade. Como persiste a situação de emergência em saúde pública, decidimos ampliar o prazo para que proprietários de imóveis tenham tempo para se reorganizar financeiramente, e possam pagar seus impostos sem prejuízos”.
O superintendente de Receita Tributária, José Francisco da Cunha Melo, destaca que quanto ao IPTU 2021, quem realizar o pagamento em cota única até 30 de junho terá direito ao desconto de 30%. Há ainda quem queira as outras opções com descontos ou parcelamento.  “O prefeito levando em consideração a pandemia em todo o Brasil, não só em Açailândia. Solicitou um planejamento para prorrogação do IPTU. Estamos divulgando estas medidas para que o açailandense se planeje e saiba que a prefeitura está ao lado do morador, pois compartilha com ele o empenho de concretizar projetos para a cidade", ressalta.
José Francisco explica também que, pensando na segurança e bem-estar da população e a fim de limitar o contágio ao novo coronavírus, será possível também emitir a guia para pagamento por meio do site da Prefeitura de Açailândia www.acailandia.magov.br .

Veja mais sobre: Vídeos, Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.