PREFEITURA REALIZA EVENTO PARA APRESENTAR PRODUTOS DE CORREÇÃO DE SOLO
Publicado em 24/06/2021 às 05:52
Por: Isisnaldo Lopes

Com objetivo de discutir alternativas para correção de solo, evitando queimadas e incentivando o uso adequado do solo, bem como mostrar caminhos para a concretização da expansão da atividade no município, a Prefeitura Municipal de Açailândia, por meio da SEAGRI – Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, realizou um evento para os agricultores familiares do município.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca em parceria com a empesa Vida Produtos e Serviços de Desenvolvimento Ecológico, aconteceu no dia 17 de junho, das 09h às 11h, no auditório do IFMA. O encontro contou com presença de produtores da agricultura familiar interessados em iniciar o trabalho de correção de solo.

Para o prefeito Aluísio Sousa, a intenção do poder público é dar continuidade as parcerias que trazem benefícios aos agricultores familiares do município. “A proposta é oferecer produtos que têm por objetivo a correção da acidez e adubação do solo de propriedades rurais de base familiar, melhorando as condições do solo para a sua conservação, além de dar apoio técnico aos beneficiários por meio da Secretária de Agricultura. Nós queremos continuar a dar apoio para quem investe principalmente na atividade da agricultura familiar”, destaca Aluísio.

Para o Secretário de Agricultura de Açailândia, Antônio Filho, esse evento abre portas para que os pequenos agricultores possam conhecer melhor produtos de correção de solo e suas alternativas corretas de fazê-lo no intuito de melhores condições de vida no campo. “Os eventos realizados pela SEAGRI visam fortalecer o meio rural de Açailândia com o desenvolvimento agrário, e as oportunidades estão aqui. Estamos projetando para os próximos meses um fortalecimento ainda maior de parcerias com objetivo de atender as pessoas do campo que buscam melhorar sua produção agrícola”, afirmou Antônio Filho.

A equipe de Extensão Rural da SEAGRI coordenou a apresentação empresa da Empresa Vida Produtos e Serviços de Desenvolvimento Ecológico e sua intenção de doar produtos para corrigir a acidez dos solos agrícolas, melhorar a adubação e fertilidade da terra. A parceria da empresa Vida com a Secretaria de Agricultura vai proporcionar a destinação de 20 toneladas de produtos aos agricultores familiares do município, sendo 10 toneladas de cinzas de biomassa e 10 toneladas de calcário Vida.

A Vida Produtos e Serviços de Desenvolvimento Ecológico é uma empresa voltada para o tratamento de resíduos oriundos da celulose. No processo de transformação do eucalipto em celulose são processados diversos nutrientes capazes de nutrir o solo como Carbonato de Cálcio, Magnésio, Fósforo e Potássio, gerando os produtos Vida que são capazes de corrigir a acidez dos solos agrícolas, melhorar a fertilidade, com técnicas que podem estimular as práticas de preservação do solo, da água e demais recursos naturais, diminuindo os custos da atividade rural, agregando valor às produções e para aumentar a renda familiar do produtor rural. Os produtos da empresa são certificados pelo Ministério da Agricultura e com mais de 30 anos no mercado, a empresa Vida desenvolve a sustentabilidade e um futuro melhor.

Segundo o Secretário de Agricultura, Antônio Filho, a Prefeitura de Açailândia vai fazer retirada do produto junto à empresa e em seguida disponibilizará aos produtores pré-cadastrados na SEAGRI. Outros encontros com produtores serão realizados na zona rural para proporcionar o acesso do agricultor a esse importante insumo no processo de cultivo de produtos agrícolas para proporcionar resistência, quantidade e qualidade em seus produtos.

 

 

 

 

Da Assessoria 

Veja mais sobre: Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.