Jovem da periferia de Açailândia agradece a PM por conquista em vaga em Universidade Pública.
Publicado em 16/08/2021 às 15:41
Por: Isisnaldo Lopes

Policiais do 26° Batalhão receberam, na última quinta-feira, 12 de agosto, a presença de um jovem conhecido da unidade, um dos muitos homenageados e admiradores da corporação, Marcos André Morais, hoje com 19 anos. Ele veio ao quartel juntamente com a mãe, Ana Paula, para agradecer pessoalmente aos militares que contribuíram para a sua nova conquista: O ingresso à universidade pública.
Marcos André Morais é morador da Vila Ildemar, Bairro da periferia de Açailandia- MA. Em 2019, no dia 04 de Novembro, por meio da Ronda Escolar, sob o comando do Tenente Alex Sandro Martins Sampaio, ele recebeu uma linda homenagem no seu aniversário.
A surpresa foi realizada na quadra da Escola Estadual Joviana Silva Farias, onde ele estudava. O jovem recebeu das mãos do comandante, na época, Tenente Coronel Jonilson Diniz Duarte, uma singela lembrança, a réplica de miniatura de uma motocicleta do Esquadrão Águia. Ele ainda foi convidado para uma apresentação na garupa da motocicleta da guarnição, momento de grande emoção tanto para ele, quanto para os presentes.
Marcos é admirador da Polícia Militar desde muito pequeno, e sempre sonhou ingressar na carreira militar. Para ele, aquele dia foi muito importante e mudou a sua vida, pois ele estava passando por um quadro de síndrome do pânico e ansiedade. “Hoje, 12 de Agosto, vim aqui com gratidão no coração, para mostrar minha aprovação no vestibular da UEMA, no curso de letras, e afirmo que se não fosse por vocês, eu não teria conseguido ou me motivado para lutar por meus objetivos”, afirmou.
O jovem ainda ressaltou que voltará ao quartel quando ele conseguir finalmente passar no CFO, que é o seu maior sonho. O comandante da Ronda Escolar, que acompanhou de perto a história de Marcos e o orientou, se emocionou com a conquista do novo universitário. “Para nós é uma satisfação imensa ver a conquista daqueles que acompanham o trabalho e vê no policial uma figura de exemplo. É um sentimento de dever cumprido, pois vemos que estamos influenciando jovens para trilhar no caminho da justiça, do que é certo”. disse.
A Polícia Militar, além de suas atribuições constitucionais, de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, também possui uma ampla responsabilidade social, que muitas vezes não são enfatizadas. É uma categoria, normalmente, solicitada para atuar em ambientes sociais conflituosos. No entanto, com o desenvolvimento da Polícia Comunitária esse paradigma vem mudando, pois permite que a sociedade acompanhe o trabalho policial de perto, promovendo, a integração entre segurança pública e comunidade. Para o comandante do 26° BPM, Major Sergio Dutra Cutrim, casos como de Marcos só reforçam a importância de se investir na Polícia Comunitária de forma atender às comunidades com ações preventivas e educacionais.

 

Polícia Militar do Maranhão, lado ao lado com a sociedade!
Texto: 26° BPM

Veja mais sobre: Polícia, Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.