REUNIÃO DO COMITÊ DE APLICAÇÃO DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO - MEG - Tr DE AÇAILÂNDIA
Publicado em 21/10/2021 às 05:28
Por: Isisnaldo Lopes

Dia 19 de outubro, foi realizada a segunda reunião do Comitê de Aplicação do Modelo de Excelência em Gestão - MEG – Tr – de Açailândia. Esse comitê tem por objetivo estimular e apoiar órgãos e entidades públicas, que operam transferências da União, adotando práticas de excelência em Gestão. Formado por um grupo multidisciplinar com representantes de diversas secretárias do governo municipal.

Seguindo a orientação do prefeito Aluísio o município vai adotar e implantar o modelo. Para o assessor Especial da Secretaria de Governo, Adriano Oliveira, “É primordial que a cidade de Açailândia esteja atualizada e sintonizada com essas boas práticas de gestão do governo federal. Isso será uma ferramenta importante na otimização da gestão municipal para que ela se torne cada vez mais eficiente. É um planejamento estratégico que vai resultar em mais efetividade no repasse e aplicação de recursos”, esclareceu.

O Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Benefícios
• Fortalecimento da governança
• Melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento
• Participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações
• Promoção da cooperação interna
• Compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos
• Sinergia na comunicação entre os parceiros
• Melhoria de processos
• Construção colaborativa de soluções e melhorias
• Gestão pública +ÍNTEGRA, +INTEGRADA, +INOVADORA, +TRANSPARENTE, +SIMPLES e +EFETIVA


Quem deverá aplicar?
Órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, bem como Estados, Distrito Federal e Municípios.

Para aplicação, a organização deverá aderir ao MEG-Tr, mediante ciência aos compromissos a serem assumidos pela organização para implementação do Modelo. O Termo de Adesão está disponível para o gestor da organização no Sistema de Melhoria da Gestão.

 


Como aplicar?
Além do calendário de capacitações presenciais, foi disponibilizado curso EAD na Escola Virtual de governo sobre o MEG-Tr.

O Ministério da Economia disponibilizou material que viabilizará a aplicação dos instrumentos, bem como informações sobre o Sistema de Melhoria da Gestão para os municípios brasileiros.


Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.