Maranhão tem novas regras para uso de máscaras em ambientes fechados
Publicado em 12/11/2021 às 05:50
Por: Isisnaldo Lopes

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), anunciou em entrevista coletiva na tarde da última quinta-feira (11), o uso facultativo de máscara em locais abertos em todo o estado e o uso opcional em ambientes fechados em cidades com 70% da população vacinada com duas doses ou dose única contra a Covid-19.

O decreto que autoriza a medida foi publicado nesta quinta. Flávio Dino explicou a decisão foi tomada após uma reunião com médicos infectologistas, com base nos números da pandemia e da vacinação contra o novo coronavírus no Maranhão.

Segundo o governador, até esta quarta-feira (10), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 66 pessoas estão internadas com Covid-19 em hospitais da rede estadual e privada. E nos últimos 15 dias, apenas seis óbitos foram registrados no estado.

Confira abaixo as novas regras para uso de máscaras:

  • Uso facultativo da máscara em locais abertos em todo o estado (Municípios podem editar normas exigindo o uso da máscara);
  • Uso opcional da máscara em locais fechados em cidades com mais de 70% da população vacinada com duas doses ou a dose única;
  • Uso obrigatório em locais fechados em cidades com menos de 70% da população vacinada
  • Cidades com menos de 70% da população vacinada: se estabelecimento exigir comprovante das duas doses ou dose única para o acesso, máscara é opcional.

Reuniões e eventos

Ainda na coletiva, o governador anunciou novas medidas voltadas para a realização de reuniões e eventos em todo o Maranhão. Os eventos devem seguir as regras sanitárias editadas pelos municípios e ter taxa de contaminação menor que 1.

Além disso, os municípios devem observar as regras sobre o uso de máscaras, o avanço da vacinação na cidade e a taxa de ocupação de leitos.

Dose de reforço da vacina

Durante a coletiva, o governador anunciou o início da aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 50 anos ou mais.

Segundo Flávio Dino, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está orientando os municípios que possuem vacinas estocadas, que em vez de devolver ao Estado, eles possam iniciar a vacinação deste público.

 

 

 

 

 

Central de Noticias 

Veja mais sobre: Política, Saúde, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.