Imperatriz registrou 137 casos de violência contra idosos em 2021
Publicado em 09/02/2022 às 05:48
Por: Isisnaldo Lopes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) informou que em 2021, cerca de 137 idosos foram atendidos após serem vítimas de maus-tratos e violência, no município de Imperatriz, localizado a 641 km de São Luís. A maioria dos casos registrados, são referentes à violência psicológica.

Nesta semana, um idoso de 74 anos, foi resgatado pela Polícia Militar (PM), vivendo em situação de abandono. A vítima foi encontrada em más condições de higiene e sem alimentação na residência onde morava. O principal suspeito é o sobrinho da vítima, que não foi localizado.

O idoso ingressa nos dados de violência praticados contra pessoas em idade avançada em Imperatriz. Segundo o Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) já foram registrados, somente em 2022, nove casos de violência contra idosos.

De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MP-MA), apenas dois abrigos para idosos estão disponíveis na cidade. Segundo o promotor do idoso, Thiago Pires, o MP ingressou com uma ação, dando o prazo de 180 dias, para que a prefeitura do município viabilize a construção de mais um lar para idosos.

“O município certamente recorreu. Vamos trabalhar junto ao Tribunal de Justiça para que essa decisão seja mantida […] Imperatriz conta, hoje, com duas instituições de longa permanência, filantrópicas […] elas têm uma capacidade limitada de receber idosos nessas condições’’, disse o promotor do idoso.

Thiago Pires afirma que foram recebidas diversas denúncias vindas de outros setores de atuação e que o Ministério Público tem trabalhado para coibir atos de violência contra idosos.

“Nós recebemos denúncias e provocamos nosso setor de assistência social para que se levante um relatório do ambiente familiar; do contexto em que foi praticada a violência. Provocamos, também, a Secretaria de Assistência Social e buscamos a reinserção desse idoso, seja por meio de outros familiares […] ou em inclusões de programas de políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz", finalizou.

 

 

 

 

 

 

g1/ma 

Veja mais sobre: Imperatriz,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.