Equipe da PRF apreendeu mais de 40m³ de madeira ilegal no último final de semana
Publicado em 12/04/2022 às 05:27
Por: Isisnaldo Lopes

No último sábado (9) e domingo (10), equipes da PRF apreenderam um total de 42,11m³ de madeira transportada sem documentação ou com alguma incongruência no documento fiscal, nas BR’s 010 e 316.

Imperatriz – Na manhã de sábado, no km 260 da BR-010, município de Imperatriz/MA, foi dada ordem de parada a um caminhão que transportava madeira nativa serrada.

Os policiais solicitaram os documentos necessários para transporte, ao que foram apresentadas a nota fiscal (NFe), a Guia Florestal para Transporte de Matéria Prima Florestal Diversa (GF3i) e o Documento Auxiliar do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (DAMDFE). Todos os documentos se mostraram válidos e concordantes, e tratavam do transporte de 16m³ de madeira nos perfis prancha, caibro, viga e bloco.

Contudo, foi constatada divergência entre a espécie declarada na documentação e a efetivamente transportada.

O caminhão e a carga permaneceram retidos no Posto PRF de Imperatriz à disposição do órgão ambiental competente.

Caxias – Na tarde de domingo (10), no km 543 da BR-316, no município de Caxias/MA, a equipe PRF deu ordem de parada a um caminhão. Durante a abordagem, foi solicitada a documentação pessoal, do veículo e da carga, composta por madeira nativa serrada mista.

Foi constatado que o condutor era inabilitado e a carga não tinha documentação nenhuma. Realizada a cubagem da carga, obteve-se o valor de 26,11m³ de madeira ilegal, já aplicado o desconto legal, conforme manual de procedimentos do IBAMA.

O caminhão, juntamente com a carga, foi recolhido na Unidade Operacional (UOP) em Caxias e permanece à disposição do órgão ambiental competente.

 

 

PRF

Veja mais sobre: Polícia, Imperatriz,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.