Laudo aponta que todas as praias da Grande São Luís estão impróprias para banho
Publicado em 31/05/2022 às 06:09
Por: Isisnaldo Lopes

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou um novo relatório de balneabilidade, classificando todas as praias de São Luís como impróprias para banho. Os relatórios acerca da situação das praias são atualizados semanalmente.

O laudo indica a presença do carreamento de matéria orgânica nos mares. A ocorrência de chuvas fortes, nos últimos meses, também influencia em maior intensidade da chegada de esgoto nas praias. Especialistas afirmam que parte deste problema é consequência das condições deficitárias no funcionamento da rede de esgoto em São Luís.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, apenas 20% do esgoto da capital recebe o tratamento necessário. Na classificação do ranking do saneamento, São Luís ocupa a 85ª posição, figurando entre as 20 piores cidades, em termos de saneamento, no país.

O bacharel em Ciências Aquáticas, Leonardo Soares, informa que a situação das praias envolve fatores diversificados. A carga fluvial e as condições de salinidade do período são algumas das circunstâncias sob as quais as condições de balneabilidade são afetadas.

“Geralmente, no período chuvoso, têm dois fatores, que influenciam mais: primeiro, essa carga fluvial, ela aumenta […] então, se você tá recebendo esgoto, esse esgoto está chegando de forma mais abrupta, se disseminando de forma maior no mar […] no período chuvoso, é esperado que haja uma redução da balneabilidade’’, concluiu.

 

 

g1/ma

Veja mais sobre: Entretenimento, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2019 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.