Maranhão começa a emitir novo modelo da CNH nessa quarta (1º); veja as regras
Publicado em 01/06/2022 às 05:31
Por: Isisnaldo Lopes

O Maranhão começa a emitir, a partir dessa quarta-feira (1º), o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.

Ao site, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) informou que a mudança do novo modelo não será obrigatória, já que a implementação do documento será feita gradativamente para as novas habilitações, renovações e segundas vias da CNH.

O novo modelo poderá ser emitido pelos motoristas, a partir dessa quarta-feira, na sede do Detran localizado na Avenida dos Franceses, no bairro Vila Palmeira, em São Luís; nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e Postos Avançados de Atendimento localizados em todo o Maranhão.

A nova CNH terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. Também será possível usar o nome social e filiação afetiva do condutor no documento. O documento tem predominância das cores verde e amarelo, e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir.

A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo, além de informações sobre exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

Foi ainda incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

O documento também vai apontar se o motorista tem apenas permissão para dirigir, por meio da letra "P", ou se já possui CNH definitiva, com o uso da letra "D".

A nova CNH mantém o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

 

 

 

 

 

g1/ma

Veja mais sobre: Novidades, Brasil,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.