Maranhão já registrou 42 casos de crimes sexuais envolvendo crianças neste ano
Publicado em 01/06/2022 às 05:43
Por: Isisnaldo Lopes

O Maranhão já registrou, somente neste ano, 42 casos de crimes sexuais envolvendo crianças em todo o estado. Os dados são da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) e foram obtidos pelo g1 nesta terça-feira (31).

Os dados são referentes aos meses de janeiro a abril deste ano. O número representa quase 44,68% dos casos que foram registrados em todo o ano de 2021 que, segundo o levantamento, contabilizou 94 ocorrências de crimes sexuais.

Em São Luís, de acordo com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), foram registrados entre janeiro e abril deste ano, mais de 40 vítimas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na capital maranhense. A maioria das vítimas são meninas de 12 a 17 anos.

As vítimas são atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CREAS), que realiza o acompanhamento dos casos dos direitos violados. A procura pelo serviço é voluntária e segundo a SEMCAS, a maioria dos casos não chegam na assistência social para o devido acompanhamento.

Segundo a secretaria, as unidades oferecem estudo sociais, diagnóstico socioeconômico, atendimento psicossocial e orientação jurídica.

Casos recentes

Entre os casos notificados recentemente, está o de uma menina de 12 anos, que ficou grávida após o pai abusar sexualmente dela em Bela Vista do Maranhão. O caso aconteceu em 2020, mas o suspeito só foi preso em 2022 pela Polícia Civil.

Em uma única semana, cinco pessoas foram presas suspeitas de violentar sexualmente crianças no interior do Maranhão. Entre os presos, está um homem que teria mantido relações sexuais com a própria enteada, de apenas cinco anos.

Outro suspeito foi preso por violentar e engravidar uma jovem de 12 anos, em Grajaú, cidade localizada a 580 km de São Luís.

Como denunciar

As denúncias de caso de abuso sexual podem ser feitas, gratuitamente, pelo Disque 100. Além disso, a população pode procurar as Delegacias de Polícia próximas ao local do crime, assim como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

 

 

 

 

 

 

g1/ma

Veja mais sobre: Polícia, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.