Comércio funcionará normalmente no Dia de Corpus Christi, na Grande São Luís; data não é mais considerada feriado estadual
Publicado em 07/06/2022 às 05:51
Por: Isisnaldo Lopes

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou, na última segunda-feira (6), que o comércio funcionará normalmente na quinta-feira (16), dia de Corpus Christi, na Grande Ilha, que abrange as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

A Fecomércio-MA destacou que a abertura normal do comércio nessa data leva em conta que, apesar de ser um dia de comemoração religiosa, a data não é mais considerada feriado na legislação estadual.

Em setembro de 2021, a Assembleia Legislativa do Maranhão havia promulgado a Lei 11.539/21, que considerava o Dia de Corpus Christi feriado religioso em todo o Estado. O autor da proposição, o deputado Marco Aurélio (PCdoB), atendeu à solicitação do bispo de Imperatriz, dom Vilsom Basso, em comum acordo com os demais bispos das dioceses do Maranhão.

Porém, a Fecomércio-MA ajuizou, no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade para contestar a Lei nº. 11.539/2021. A Ação foi aprovada por unanimidade pela Justiça.

Com a decisão judicial, a data deixou de ser feriado, passando a ser considerada apenas ponto facultativo para a administração pública.

Diante disso, a Fecomércio-MA ressalta que o comércio lojista abrirá as portas em horário normal, sem a incidência de pagamento de horas extras ou gratificações aos empregados que trabalharem nesta data.

 

 

 

 

G1/MA

Veja mais sobre: Maranhão, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.