Açailândia participa do Fórum Extraordinário da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
Publicado em 28/06/2022 às 05:54
Por: Isisnaldo Lopes

A Secretária Municipal Educação, Karla Nascimento, participou nos dias 23 e 24 de junho de 2022 do Fórum Extraordinário da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que aconteceu em São Luís no Multicenter Sebrae. Acompanhando a secretária, os técnicos da SME: Enir Martins, Josélia Oliveira, Adelaide Feitosa e Claúdio Silva.

O evento com o tema “O dirigente municipal de educação e o seu protagonismo frente aos desafios da educação pública” reuniu professores, dirigentes municipais de educação, além de palestrantes renomados para a exposição de novas metodologias e atividades pedagógicas inovadoras. Contou com diferentes espaços, entre eles, auditório com palestras, ambiente com estandes e mesas de atendimentos institucionais das iniciativas Busca Ativa Escolar, Programa Brasil na Escola, Base Nacional Comum Curricular, Censo Escolar, Educação Conectada, Conviva Educação, Simec/PAR e Programa Volta ao Novo.

A programação do Fórum abordou vários assuntos, entre eles, o Fundeb e aspectos como ação, execução, legislação e os precatórios; regime de colaboração; PDDE Interativo, obras do PAR e captação de recursos. Além disso, contou com palestrantes como o Dirigente Municipal de Educação de Sobral/CE, Francisco Herbert Vasconcelos, que compartilhou com os participantes a experiência do município cearense e falou sobre os desafios da educação pública de qualidade; e o bailarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus que falou sobre estratégias para engajamento em sala de aula e aprendizagem efetiva.

Os técnicos as SME contaram com atendimentos personalizados referentes aos programas: SIMEC/PAR, CENSO ESCOLAR, BRASIL NA ESCOLA, EDUCAÇÃO CONECTADA, CONVIVA BNNC/DCTMA, VOLTA AO NOVO e BUSCA ATIVA.

O presidente da Undime/MA, Marconny Pinheiro, afirma que o fórum é um momento para troca de experiências e exaltação dos profissionais da educação. “O Fórum Extraordinário da Undime é o momento em que se encontram todos os secretários municipais de educação dos 217 municípios. Nós estamos aqui reunidos com técnicos, coordenadores pedagógicos, gestores escolares para falar do protagonismo e da importância do gestor de educação”, disse o presidente.

A secretária de Educação, Karla Nascimento, falou sobre a importância do evento. "Esse encontro é para promover trocas de experiências, reflexões a partir das vivências em cada região do Estado, promovendo momentos de debates e em busca de soluções. Momentos como esses fortalecem as estruturas educacionais de todos os municípios maranhenses", enfatizou a Karla.

 

 

 

 



Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.