Açailândia avança na produção de grãos milho e soja
Publicado em 04/08/2022 às 05:27
Por: Isisnaldo Lopes

O município de Açailândia, localizado na região Sul maranhense, a 566 KM da capital São Luís, vem se destacando no potencial para produção de grãos com a soja e o milho.
Graças a qualidade e fertilidade natural do solo, bem como a sua topografia plana, contribui bastante para o plantio, mecanização agrícola, o médio e baixo custo da terra, vem atraindo muitas empresas de outras regiões que encontraram em Açailândia.
De acordo com informações do engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Cristiano Neto, a plantação de grãos está distribuída em todas as regiões de Açailândia, com destaque para a região dos assentamentos Sudelândia, Califórnia e também na região do Novo Oriente, compreendendo o Assentamento João do Vale, Francisco Romão, Planalto I, Planalto II e na região da Reta onde estão instaladas algumas empresas.
A produção de grãos já ocupa uma área de 78 a 80 mil hectares de soja plantados considerando a safra de 2021/2022. Já a produção de milho estima-se de 11.000 a 12 .000 mil hectares. A CONAB estima em torno de 4,5 milhões de sacas de soja de 60kg e em torno de 1.5 milhões de sacas de milho.
Segundo o Secretário de Agricultura Antônio Filho, os grãos plantados em nosso território hoje, correspondente a 15% da área do município, representando valores brutos perto de 1 bilhão de reais (R$ 925.533.000,00 milhões, safra 2021/2022) podendo representar ao município de Açailândia aumento em sua arrecadação e maior capacidade de investimentos destes valores diretamente na agricultura familiar que tem dificuldades de avançar no ritmo dos outros segmentos por escassez de investimentos planejados e constantes.
Os valores em área plantada seguem a tendência de mais de 70 municípios do Maranhão com ascensão da soja, o que demanda de forma geral um direcionamento planejado com amplos diálogos, dada a diversidade produtiva que temos em nossa zona rural com a refloresta de eucalipto, a nossa forte pecuária e a agricultura, o que nos coloca em condições de crescimento planejado destes diversos setores sem que um tenha que ser suprimido para ascensão de outro.

 

 



Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.