Indonésia adia execução de condenados por tráfico de droga
Publicado em 09/04/2015 às 06:36
Por: Isisnaldo Lopes
A Procuradoria indonésia anunciou hoje (9) que a próxima execução de vários condenados à morte por tráfico de droga, incluindo a de um brasileiro, vai ser adiada para depois do Congresso Ásia-África, previsto para o fim do mês.

“A realização do Congresso Ásia-África é a principal razão para a suspensão”, disse o porta-voz da Procuradoria, Tonny T. Spontana. Ele havia informado inicialmente que a execução ocorreria em abril, informa o jornal The Jakarta Post.

O cidadão brasileiro Rodrigo Gularte, detido em 2004 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surf e condenado no ano seguinte, em 2005, está entre os 11 presos que aguardam execução.

As autoridades não querem fazer as execuções enquanto estiverem na Indonésia os líderes africanos e asiáticos que vão participar do congresso e comemorar o 60º aniversário da Conferência de Bandung, entre 18 e 24 de abril.

Apesar dos pedidos de clemência por parte dos países de origem dos condenados, como a Austrália, o Brasil e a França, o presidente indonésio, Joko Widodo, reiterou a firmeza do seu governo contra o tráfico de droga e rejeitou todos os apelos.

Em janeiro, a Indonésia executou seis traficantes, incluindo o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, o que causou uma crise diplomática com o Brasil.

A Indonésia, que retomou as execuções em 2013 depois de cinco anos de moratória, tem 133 prisioneiros aguardando execução, dos quais 57 condenados por tráfico de droga, dois por terrorismo e 74 por outros crimes.

Com informações da A. Brasil 
Veja mais sobre: Brasil,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.