AÇAILÂNDIA - QUALIFICAÇÃO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
Publicado em 20/01/2023 às 05:19
Por: Isisnaldo Lopes
A equipe do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (a) - CEREST Estadual/ SES/ MA esteve em Açailândia, na última quarta-feira, 18/01, com a equipe de Vigilância em Saúde do município de Açailândia para realizar uma qualificação sobre apoio matricial como estratégia para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSTT, na Atenção Básica.
.
A saúde do trabalhador no SUS ocorre a partir da articulação de ações individuais de assistência e de recuperação dos agravos, com ações coletivas, de promoção, de prevenção, de vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho, e de intervenção sobre os fatores determinantes da saúde dos trabalhadores; ações de planejamento e avaliação com as práticas de saúde; o conhecimento técnico e os saberes dos trabalhadores.
.
Participaram do encontro Anália Félix (Nutricionista), Kalline Bonjardim (enfermeira), Luzia Cristina (Assistente Administrativa, Clodoaldo da Silva Cardoso (Coordenador da Vigilância em Saúde), e Adriana da Costa Alencar (Coordenadora do Programa Saúde do Trabalhador). As orientações foram ministradas pelos profissionais da CEREST Mayra Nina Araújo, Chefe do CEREST Estadual; Celso Henrique Jorge Costa - engenheiro agrônomo e engenheiro de segurança do trabalho do CEREST Estadual; e Adriana Maria Feijão de Carvalho - Fonoaudióloga do CEREST Estadual.
As ações promovidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) são para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
 
 
 
ASCOM PMA
Prefeitura de Açailândia - Compromisso com você

 

Veja mais sobre: Açailândia, Saúde,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.