PRF deflagrou operação que apreendeu mais de 300 m³ de madeira ilegal em municípios do Maranhão
Publicado em 02/02/2023 às 05:29
Por: Isisnaldo Lopes

Em janeiro de 2023, a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, por meio do Serviço de Operações, desencadeou a Operação Regional de Combate a Crimes Ambientais, que ocorreu entre os dias 13 a 16, em Santa Inês/MA, e 26 a 29, em Caxias/MA.

A Operação teve como objetivo intensificar a fiscalização ambiental nas rodovias e estradas federais e áreas de interesse da União, no âmbito da circunscrição da SPRF no Maranhão.

Por meio do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAM), que atua diretamente contra os crimes envolvendo o meio ambiente e a biodiversidade, a PRF desenvolveu atividades de combate ao transporte irregular de produtos florestais, oriundos de desmatamentos ilegais nas florestas nativas de áreas da Amazônia Legal.

Os envolvidos nesses tipos de crimes tentam burlar a fiscalização apresentando documentação falsificada ou com divergências entre o produto florestal embarcado e as informações declaradas nos documentos obrigatórios.

Durante a Operação foram apreendidos mais de 300m³ de madeira irregular e 13 pessoas foram detidas pela prática de crimes ambientais. Os respectivos Termos Circunstanciados de Ocorrências foram lavrados em desfavor dos infratores, que assumiram o compromisso de comparecer em juízo quando demandados.

Os veículos e as cargas de madeira apreendidas foram colocados à disposição dos órgãos ambientais competentes para continuidade dos procedimentos cabíveis.

 

 

PRF

Veja mais sobre: Maranhão, Polícia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.