Açailândia: empresária Marly Alves entre os nomes de possíveis “prefeituráveis”, segundo enquete de opinião pública
Publicado em 08/02/2023 às 09:37
Por: Isisnaldo Lopes

É bem verdade que teremos que aguardar tudo o que nos resta de 2023 e ao menos a metade de 2024 para saber em definitiva – quais serão os nomes que entrarão em campanha visando ser o próximo ou próxima chefe do executivo local.

Porém, as especulações sobre o assunto já aguçam a curiosidade de boa parte da sociedade. Que tenta entre, suposições daqui e especulações de lá, colocar nomes e rostos aos que serão sem dúvida alguma, os protagonistas de um dos maiores momentos da democracia no ámbito municipal.

Talvez uma das primeiras campanhas especulativas, seja a enquete que recentemente foi realizada através da rede social Instagram, pela página acailandiamaisfortes.

Na lista apareciam 12 (doze) lideranças políticas do município, composta por 3 (três) mulheres e 9 (nove) homens, entre os quais estavam: ex- prefeito do município, ex- postulantes ao cargo, ex vice- prefeito, vereadores de mandato, além de outros nomes já considerados destaque no cenário da política acailandense, estadual e nacional.

No entanto, a lista, que foi ampliada no decorrer dos dias, inicialmente estava composta por apenas 8 (oito) nomes e com uma única representatividade feminina, o da empresária e Jornalista Marly Alves.

O “detalhe” não passou despercebido nos bastidores. Virando tema de análises especulativas em rodas de conversas e grupos de WhatsApp. Girando em torno ao: “efeito Marly Alves” no cenário político de Açailândia.

  • Grande potencial

As opiniões coinciden que a empresária é na atualidade, um dos nomes de peso como liderança política. Não somente por contar com uma alta popularidade na sociedade como um todo, mas também por haver demostrado uma habilidade maestra na arte de saber pedir voto.

Referente a isso, chama atenção um dos comentários que circulou em rede, onde o seu autor disse: “ ela desceu do salto e bateu de porta em porta pedindo votos e o resultado foi surpreendente.” Referindo-se aos mais de 3 Mil conquistado por Marly (mais de 90% na sede do município) nas eleições do ano passado; quando concorreu como candidata a deputada estadual e converteu-se na mais votada do seu partido (Agir) em todo o estado. Depois de lançar seu nome no “apagar das luzes” e promover uma campanha de forma ativa durante pouco mais de um mês. Dispondo de poucos recursos financeiros, um pequeno grupo de apoio e competindo com uma notável quantidade de postulantes ao mesmo cargo.

“Se levarmos tudo isso em consideração, podemos atribuir que a sorpresa positiva no resultado dos seus votos, se deu maioritariamente por a leveza do seu nome junto à população.” Finalizou o comentário.

“ O nome de Marly Alves é hoje em dia um nome de peso. Capaz de ganhar em uma disputa eleitoral no município. Além de ser uma peça importante dentro de qualquer projeto político que queira sair vencedor nas eleições do ano que vem.” Opinião de um bom entendedor do assunto, em conversa com essa reportagem, preferindo manter-se em anonimato “ao menos por enquanto” disse.

O empresário Egidio Quintal, nome sempre presente e participativo nos movimentos políticos de Açailândia desde os seus começos, ofereceu a essa reportagem a seguinte opinião: “indubitavelmente o cenário político atual de Açailândia está diante de uma forte mudança proporcionada por a chegada das novas geração. A tendência está aberta para a consolidação de novas lideranças. Isso pode ser algo positivo. Desde quando esses novos nomes não repitam os erros do nosso passado, se exemplifique nos acertos, e sejam capazes de reconstruir Açailândia políticamente falando.” E sobre esses novos nomes que se apresentam no cenário, Egídio Quintal destacou o de Marly Alves, com o seguinte comentário: “ Um nome forte. Somente quem não entende de política não se daria conta disso. Ela reúne muitas qualidades. Além do fato de levantar a bandeira da mulher na política. Tem um grande potencial de consolidação do seu nome. Mais que muitos dos que aí estão.” Termina o empresário.

Para o vereador Cloenes Matos, o Keu, que também consta como um dos grandes articuladores políticos em Açailândia na atualidade: “o nome Marly Alves e muito bem – quisto na cidade. Conta com uma popularidade incontestável. Poderia vir a preencher uma lacuna existente há alguns anos na política local: a falta de uma representatividade forte na ala feminina.” Opina.

Enquanto que para a dona de casa Lusivania Lopes (Loló) “a política necessita mulheres como Marly. Mulher forte e aguerrida que vai lá e faz. Ao mesmo tempo que seja sensível aos problemas das classes em suas necessidades.” Diz ainda que: “penso que nao há uma só pessoa em Açailândia que não saiba ou admita que ela reúne esse perfil. por isso acredito que Marly seria perfeita para levantar essa bandeira em favor, principalmente de nos mulheres.” Concluiu.

E o que pensa a empresária sobre as especulações em torno ao seu nome, no tocante ao seu futuro político?

Buscando essa informação nossa reportagem manteve contato com ela e obtivemos uma resposta direta, sem rodeios:
“ Nasci nessa cidade e minha vida está intrinsicamente ligada à ela. Seja por o familiar, profissional, social ou nos bastidores da política, nunca deixei de ser atuante. Buscando contribuir para o seu crescimento.

Nesse âmbito (político) e após ver o resultado das eleições de 2014, quando não obtivemos participação feminina no quadro dos vereadores eleitos, não aceitei ficar com os meus braços cruzados. Era preciso corrigir aquela situação de desigualdade, no que se refere à união entre homens e mulheres em prol de uma sociedade mais igualitária.

Para as eleições de 2018, atuando jornalisticamente, criei o projeto: Mulheres no Legislativo – Elas Podem e Açailândia Precisa. Dando notoriedade ( através de um podcast) aos projetos políticos de todas as mulheres que disputavam, naquele momento, um mandato para vereadora. O resultado foi satisfatório e atualmente contamos com representatividade naquela casa de leis.” Nos conta, todavía assimilando a importância do seu projeto.

Quanto a decisão de atuar na linha de frente da política acailandense, Marly nos respondeu que: “ há anos muita gente solicitava que eu o fizesse. Principalmente minha saudosa mãe. Mas tomei a decisão de dizer sim a essas solicitações, por refletir em duas coisas importantes: a primeira, que a vida é uma reivindicação política constantemente. Segunda, porque muita gente por aqui, me ver capacitada para ser esse nome reivindicativo do bem estar da nossa gente. Capaz de ajudar a manter o crescimento e a estabilidade político/administrativa da nossa amada cidade e me sinto honrada por isso.”

Enquanto que para a nossa pergunta se postula formar grupo visando a “casa amarela” (Sede do executivo de Açailândia) nos respondeu que: “estarei no processo político. Como exatamente? Ainda veremos… tenho um lema de vida: Deus no comando sempre!” Finaliza.

Portanto, nos resta aguardar… mas fato é que, dos muitos nomes que já estão se movimentando de olho nas próximas eleições municipais em Açailândia, Marly Alves é um deles.

 

 

 

 

 

Fonte enquete:
açailandiamaisfortes/Instagram

Veja mais sobre: Política, Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.