Filmes produzidos por moradores de Açailândia serão exibidos neste fim de semana
Publicado em 11/02/2023 às 11:07
Por: Isisnaldo Lopes

Mostra de Cinema é realizada pelo projeto Cultura na Praça, com patrocínio do Instituto Cultural Vale. As exibições são gratuitas e acontecerão nos dias 11 e 12 de fevereiro, em Vila União/Barra Azul e Vila Ildemar, respectivamente

  Açailândia foi cenário para a produção de dois filmes realizados nas oficinas de cinema do Cultura na Praça, projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “Mulheres Guerreiras” foi produzido por moradoras da Vila União e Barra Azul, e será exibido no dia 11, sábado, às 18h, em frente à Igreja São Sebastião. Já “Rompendo o silêncio” foi realizado por jovens da Vila Ildemar e poderá ser visto no dia 12, domingo, na Praça do Patizal, a partir das 18h. Os dois eventos são gratuitos e contarão com a apresentação do Ballet Folclórico de Açailândia.

A oficina realizada em Vila União e Barra Azul foi dedicada a pessoas acima de 45 anos e contou com a participação de Ana Cléia, Conceição, D. Antônia, Edilene dos Santos, Isabel Moraes, Maria Helena e Maria Zuleide.
“Eu nunca tinha tido nenhuma experiência com cinema. A oportunidade surgiu para mim já nesta fase da vida e eu amei muito poder participar
porque aprendi muitas coisas na oficina. Foi uma oportunidade de fazer coisas que eu nunca tinha pensado na vida”, afirmou Ana Cleia Santos.

No filme “Mulheres Guerreiras”, elas compartilham a história de três mulheres, unidas pela força e pelas lutas cotidianas.

Já em Vila Ildemar, a oficina recebeu jovens de 13 a 19 anos: J. D. K Barros, Joãovitino, Joyce Oliveira, Kah S. B., Maria Rita Arrais e Ryan Santos. Juntos, eles criaram o filme “Rompendo o silêncio” e trouxeram para a cena as suas mães, propondo uma conversa entre elas e os filhos. 

“Foi muito boa a experiência, aprender como se faz um filme, se manuseia a câmera. Eu já tinha assistido ao canal do Cultura na Praça no YouTube, mas, para mim, a experiência foi ainda melhor do que o que vi na internet. Estou ansiosa com a exibição do filme que produzimos. Espero que seja lindo e emocionante”, declarou Maria Rita Arrais, de 18 anos.

Apresentação de dança Ballet Folclórico de Açailândia

Ambas as exibições, em Vila Ildemar e Vila União/Barra Azul, contarão com a apresentação do Ballet Folclórico, que foi fundada em 2021, em meio à pandemia. Com o intuito de manter a cultura popular maranhense viva, a companhia é formada por jovens dançarinos e tem direção de Tharles Ponciano, dançarino e coreógrafo.

Cultura na Praça

O Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 20 mil quilômetros pelo interior do Pará e Maranhão, buscando democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial em municípios beneficiados.

O quê: Mostra de Cinema Cultura na Praça, com a apresentação do Ballet Folclórico de Açailândia

Quando e onde:

Vila União/ Barra Azul, 11/02, sábado, às 18h, em frente à Igreja São Sebastião

Vila Ildemar, 12/02, domingo, às 18h, Praça do Patizal

Quanto: Gratuito

 

 

 

Da Assessoria

Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.