Deputada Iracema Vale toma posse como governadora interina do Maranhão
Publicado em 15/02/2023 às 05:40
Por: Isisnaldo Lopes

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada estadual Iracema Vale (PSB), tomou posse como governadora interina do Maranhão, em cerimônia realizada na tarde da última terça-feira (14), no Palácio dos Leões, em São Luís. Ela fica no cargo até sábado (18), quando o governador Carlos Brandão (PSB) e o vice-governador Felipe Camarão (PT) retornam de agendas no exterior.

Iracema Vale é a segunda mulher da história a governar o Maranhão, a primeira foi Roseana Sarney (MDB), que hoje é deputada federal. Iracema é a presidente da Alema que levou menos tempo até precisar substituir interinamente um governador maranhense.

    “Muitas surpresas e emoções têm acontecido na minha vida nos últimos dias. muitas barreiras foram rompidas, muitos recordes alcançados. Lá no comecinho da minha campanha para deputada estadual, eu não imaginei ser a deputada mais votada da história do Maranhão, também não imaginava ser eleita para a presidência da Assembleia Legislativa, mas sou uma mulher que não foge de desafios, muito pelo contrário, eles me motivam. As oportunidades de servir ao meu estado, ao meu povo, me inspiram. Estamos fazendo história de muitas maneiras: eu sou a primeira mulher a assumir o comando da Assembleia em 188 anos, e agora sou a segunda mulher a assumir o governo do meu Estado", destacou a governadora interina.

Durante a solenidade de posse, Iracema Vale disse que estar à frente do Executivo, mesmo que por poucos dias, é um marco para todas as mulheres que almejam ter seus espaços conquistados.

    “Minha caminhada política já tem trinta anos, e muito do que me trouxe até aqui foi a confiança. Tenho muito orgulho de ser conhecida pelos meus eleitores, apoiadores e parceiros de trabalho como uma mulher que vale a confiança. Tenho muito respeito por esse sentimento, é a base de tudo para mim. Contar com a confiança de tantos, é uma honra, é um privilégio que valorizo e só posso almejar ser merecedora disso”, completou.

Ainda durante a solenidade, antes da governadora em exercício, discursaram dois secretários de Estado: Luzia Waquim, que atualmente acumula a chefia de Cerimonial e a Secretaria de Governo; e Sebastião Madeira, atual chefe da Casa Civil e interino da Secretaria de Comunicação. Ambos desejaram boas vindas a Vale e pontuaram que ela terá da equipe de governo o mesmo empenho dispensado ao governador Carlos Brandão.

Quem também participou da solenidade foi o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Velten. Ele lembrou o período de pouco mais de 30 dias que passou no comando do Executivo, em 2022, e desejou sorte e êxito à governadora em exercício.

Para o magistrado o ato solene é a comprovação de que as instituições estão em perfeito funcionamento.

    “Quando a gente vê esse momento solene, a ordem sucessória se concretizando, a gente tem muita alegria porque percebe, também, governadora, que as instituições do Maranhão estão funcionando”, comentou.

Agenda no exterior

Carlos Brandão vai a Paris, na França, e Lisboa, em Portugal, onde tratará, respectivamente, da inclusão, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses na lista de lugares declarados Patrimônio Natural da Humanidade; e da instalação de uma unidade de uma rede hoteleira portuguesa no Centro Histórico de São Luís.

Já Felipe Camarão tratará, nos Açores e em Cabo Verde, da implantação de um voo comercial direto do arquipélago português para a capital maranhense.

 

 

 

g1/ma

Veja mais sobre: Maranhão, Política,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.