Nova tentativa de lançamento de foguete deve ocorrer nesta quarta (08), em Alcântara
Publicado em 08/03/2023 às 05:27
Por: Isisnaldo Lopes

Está marcada para a tarde desta quarta-feira (8), mais uma tentativa de lançamento experimental do foguete HANBIT-TLV, da empresa sul-coreana Innospace, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O tempo de lançamento depende das condições meteorológicas da região.

Em dezembro do ano passado, uma questão de ordem técnica impediu a realização do lançamento do foguete. O primeiro teste vertical do foguete foi bem sucedido e será a primeira vez que o Brasil realiza um lançamento experimental em conjunto com uma empresa privada de outro país.

A operação foi batizada de 'Astrolábio' e é uma parceria com a empresa sul-coreana Innospace, contando com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O envio do HANBIT-TL ao espaço gera bastante expectativas, já que deve marcar um novo momento no Programa Espacial Brasileiro, após o desastre que matou 21 profissionais civis no CLA, que completará 20 anos em agosto.

O FOGUETE

O HANBIT-TLV é um lançador de satélites que mede 16,5 metros e pesa 8,4 toneladas. O foguete, desenvolvido pela empresa Innospace, utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.

O veículo é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (Sisnav), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o qual faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

De acordo com a FAB, essa missão promove o desenvolvimento técnico e operacional das equipes envolvidas no que tange à tecnologia de propulsão híbrida, avaliação do desempenho em voo do Sisnav e sistemas de rastreio, transmissão e recebimento de dados. Dessa forma, o Programa Espacial Brasileiro será fortalecido, mostrando ao mundo a capacidade do Brasil de desenvolver tecnologias aeroespaciais.

 

 

 

 

Central de Noticias

Veja mais sobre: Maranhão, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.