Imperatriz é eleita uma das nove cidades com menor custo de vida no país
Publicado em 21/03/2023 às 05:25
Por: Isisnaldo Lopes

Imperatriz foi eleita uma das nove cidades brasileiras com o menor custo de vida, de acordo com uma pesquisa de uma empresa de crédito. A cidade, localizada a 629 km de São Luís, é a segunda maior do Maranhão, com 250 mil habitantes.

Entre os fatores que, levaram o reconhecimento do município, estão a localização estratégica já que a cidade está entre os principais polos energéticos e empresariais do Nordeste. Além disso, a cidade apresenta uma facilidade para a abertura de novos negócios e oportunidades de emprego.

O ranking leva em consideração as despesas dos moradores com as contas de água, luz, telefone e internet, além de gastos com alimentação e transporte. Veja o ranking completo no fim da reportagem.

"Imperatriz tem 250 mil habitantes, fornece produtos para uma mesorregião, mas residentes só são 250 mil. Ou seja, pessoas que consomem aluguel, alimentos, em Imperatriz, é bem menor do que a sua oferta. Consequentemente o custo de tudo isso para os moradores da cidade será sempre menor", explica Eneas Nunes Rocha, economista.

O levantamento foi feito em dezembro do ano passado e mostra a expectativa de melhorias para 2023. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz e a Associação Comercial e Industrial, a colocação da cidade no quesito custo de vida não é surpresa, confirmando indicadores que a cidade vem apresentando, mesmo no cenário pós-pandemia.

"Essa posição poderia ser melhorada, mas primeiro vamos aos pontos que justificam isso. Nós somos um centro comercial muito bem localizado à nível Brasil e a nível Nordeste, que facilita a atração de investimentos. Então a população da Região Tocantina ela tem uma oferta de serviços considerável, o que faz com que os preços baixem e nós temos uma posição de preço de mercadoria mais baixo", afirma Leonardo Leocádio, diretor da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz.

Os comerciantes de mercados confirmam também o resultado da pesquisa. Uma vez que os custos com manutenção de veículos é alto e a malha viária dificulta a distribuição, principalmente, dentro da cidade.

"Se dá por conta da distância que a gente está dos produtores rurais. Acaba sendo mais próximo e a gente acaba produzindo em grande escala e acaba dando essa comercialidade de frutas para outras cidades", disse Felipe Cardoso, distribuidor de frutas.

Veja, abaixo, o ranking completo das cidades:

  1. Guarentinguetá (GO)
  2. Anapólis (GO)
  3. Mossoró (RN)
  4. Uberaba (MG)
  5. Novo Hamburgo (RS)
  6. Teixeira de Freitas (BA)
  7. Viçosa (MG)
  8. Imperatriz (MA)
  9. Ji-Paraná (RO)

 

 

G1/MA

 

Veja mais sobre: Imperatriz, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.