No dia 21 de outubro, o projeto Orquestra à Vai Praça chega a Açailândia, no Maranhão. A Praça do Patizal será o palco da apresentação da Carajazz Marabá Orquestra, big band formada por músicos marabaenses, para uma noite inesquecível de música e cultura. O show é gratuito e começa às 20h.
Esta iniciativa é realizada pela TheRoque Produções e conta com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e o apoio da prefeitura de Açailândia, por meio das secretarias de Cultura e Educação. Segundo o organizador do evento, Jackson Gouveia, essas parcerias foram fundamentais para a materialização do projeto.
“O Orquestra Vai à Praça é um exemplo perfeito do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos. Em um mundo onde os desafios são cada vez mais complexos e os recursos nem sempre são suficientes, as parcerias se tornam essenciais. Elas nos permitem ampliar nossos horizontes, atingir um público mais amplo e, acima de tudo, tornar nossos eventos mais significativos e impactantes”, destacou Gouveia.
O "Orquestra Vai à Praça" destaca-se por sua estratégia de aproximar a música instrumental do público, integrando composições de artistas locais maranhenses e paraenses, como Papete e João do Vale, no repertório. Essa abordagem tem o propósito de envolver a população local, proporcionando uma experiência cultural única.
Além disso, o enfoque dado ao projeto na música instrumental desempenha um papel fundamental na ampliação da apreciação por esse gênero, menos difundido quando comparado a outros estilos, o que, por sua vez, contribui para enriquecer a diversidade da cena musical local .
Outro diferencial é a promoção da integração social, uma vez que o evento possui a capacidade de unir os membros da comunidade em torno de uma vivência compartilhada, fomentando o senso de pertencimento e fortalecendo a identidade cultural.
Os próximos municípios contemplados com as apresentações estão no Pará: Parauapebas, dia 27 de outubro e Marabá, em 4 de novembro. A turnê teve a estreia no município maranhense de São Pedro da Água Branca. Em todas as cidades, as ações são realizadas em espaços públicos. Esse é um dos grandes diferenciais da iniciativa, já que normalmente esse tipo de espetáculo cultural é realizado em ambientes fechados e restritos a públicos específicos.
Momento Pedagógico - O projeto não se restringe apenas às apresentações ao vivo, mas também inclui uma vertente pedagógica, destinada a pessoas a partir de 10 anos. O próximo encontro pedagógico será realizado no dia 20 de outubro, às 8h30, na Escola Municipal Aulídia Gonçalves dos Santos, com uma palestra sobre as contribuições de Paulo Moura e César Camargo Mariano para a música instrumental brasileira. A palestra será ministrada pelo sociólogo, educador musical, Fabiano Rodrigues. A temática escolhida aponta para a importância de reconhecer e fortalecer a identidade cultural e promover um sentimento de orgulho em relação à riqueza musical brasileira, destacando artistas do país.
Em seguida, às 14h30, no mesmo local, acontece a oficina que aborda a musicalização de pessoas surdas, ministrada pelo pedagogo, especialista em Educação Musical, Walkimar Guedes. A iniciativa destaca um compromisso com a diversidade e a equidade, abrindo portas para que um público mais amplo possa se envolver com a música, independentemente de suas capacidades auditivas.
Serviço:
Programação Artística
Programação Pedagógica
Texto: Janaina Amorim
Foto: Bill Waishington