MARANHÃO REGISTRA SEGUNDA MORTE POR DENGUE E PRIMEIRA POR CHIKUNGUNYA EM 2024
Publicado em 19/03/2024 às 05:36
Por: Isisnaldo Lopes

O Maranhão registrou o segundo caso de morte por dengue grave e o primeiro por chikungunya, neste ano, segundo informação divulgada na última segunda-feira (18), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A vítima de dengue tinha 23 anos e era morador da cidade de Lago Verde, a 286 km de São Luís.
A SES informou que o paciente tinha anemia falciforme e começou a sentir os sintomas no dia 2 de março, mas foi internado no Hospital Geral de Bacabal, apenas no dia 7, apresentando febre, cefaléia, mialgia, náuseas e vômito. No dia 8 de março, às 10h55, o jovem morreu.
Além dessa, outras nove mortes estão em investigação no estado como suspeitas de dengue. Os óbitos são de pessoas residentes nas cidades de: Carutapera, Itapecuru-Mirim, Raposa, São João do Paraíso, Pinheiro, São João dos Patos, São Luís, Santa Luzia do Paruá.


MORTE POR CHIKUNGUNYA


A repeito do primeiro caso de morte por chikungunya no Maranhão, neste ano, a Secretaria informou que é um paciente morador de Caxias, a 360 km de São Luís, mas não deu detalhes sobre a vítima e data da morte.
Outros quatro óbitos estão em investigação sob suspeita de chikungunya. As vítimas são pacientes das cidades de Itapecuru-Mirim, Pinheiro e São Luís.
Em todo o Estado, há 3.609 casos suspeitos de dengue e 1.505 casos confirmados. Dos 217 municípios, 99 têm casos confirmados e 165 têm casos suspeitos da doença. Quanto a chikungunya, há 286 casos prováveis e 68 confirmados. Dos 217 municípios, 15 têm casos confirmados e 48 têm casos prováveis da doença.
SINTOMAS
Os principais sintomas relacionados à dengue são febre alta de início repentino, dor atrás dos olhos, mal estar, prostração e dores no corpo. O vírus da dengue pode ser transmitido ao ser humano principalmente pela picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas.

 

 

 

 

 

Imperatriz online

 

Veja mais sobre: Saúde, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.