MAIS DE 360 EMPRESAS DO SIMPLES NACIONAL SÃO AUTUADAS NO MA POR OMISSÃO DE FATURAMENTO
Publicado em 02/06/2025 às 20:08
Por: Isisnaldo Lopes

No Maranhão, 369 empresas do Simples Nacional foram autuadas pela Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão (Sefaz), por terem declarado faturamento inferior ao efetivamente realizado, para reduzir o montante do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a recolher.

Segundo a Sefaz, a omissão de faturamento das empresas envolvidas nas irregularidades totalizou o valor de R$ 300 milhões. O total dos débitos de ICMS, multa e juros superam o valor de R$ 23,6 milhões.

A fiscalização das empresas foi feita pelo Núcleo Gestor do Simples Nacional da Sefaz-MA, que identificou que foram realizadas declarações menores do que a receita bruta auferida (Faturamento) no Sistema do Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D), em comparação com os documentos fiscais emitidos e autorizados.

O PGDAS-D é a declaração realizada mensalmente para a Receita Federal, onde são apurados os valores a recolher dos tributos federais, estaduais e municipais no documento unificado nacional.

REFIS 2025
A Sefaz destaca que as empresas com débitos podem aproveitar o REFIS 2025, programa de regularização fiscal instituído por meio da Medida Provisória nº 489/2025, que oferece até o dia 30 de junho de 2025 benefícios para pagamento à vista e parcelamento de débitos do imposto vencidos até 31 de dezembro de 2024.

Com o novo programa de refinanciamento de dívidas, o governo estadual concedeu reduções em multas e juros que variam de 50% a 85% para pagamentos parcelados e chegam a 95% para quitação à vista.

O prazo para adesão ao benefício é até o dia 30 de junho de 2025. A regularização pode ser feita pelo site da Secretaria de Fazenda, seja à vista ou parcelado, por meio do sistema de autoatendimento, SefazNet, ou presencialmente em qualquer agência de atendimento.

 

 

G1/MA

Veja mais sobre: Maranhão, Novidades,
Copyright © 2018 - 2025 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.