Mundo:Vírus ameaça máquinas de cartões magnéticos
Publicado em 29/05/2014 às 11:57
Por: Isisnaldo Lopes

MUNDO – Uma empresa de inteligência de ciber-ameaças, com sede em Los Angeles, emitiu uma alerta global sobre um novo vírus capaz de infectar máquinas de pontos de venda, as populares ‘máquinas de cartão’.

De acordo com a nota, a operação criminosa infectou em média 1.500 terminais de pontos de venda, ferramentas de gestão contábil para varejo e plataformas de gestão de compras (back-office) em 36 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Reino Unido, China e Rússia.

O malware (software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita) foi apelidado de Nemanja. O vírus foi idealizado para trabalhar em múltiplas plataformas, maximizando o potencial de infecção.

A empresa identificou e divulgou, uma lista de 25 diferentes programas usados nesses sistemas.

Como ele age?

Além da capacidade de recolher dados de cartão de crédito, o Nemanja pode gravar as informações inseridas pelo teclado e contidas nos cartões, como senhas e credenciais. Com essas informações, os criminosos podem atacar as finanças pessoais dos usuários.

Segundo a consultoria, a expectativa é de que os ataques a sistemas de gerenciamento do varejo de países em desenvolvimento cresçam exponencialmente, em especial pela conectividade constante dos terminais, que facilitam a captura das máquinas em redes zumbis, sob o controle de cibercriminosos.

Com informações do Imirante 

Veja mais sobre: Brasil,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.