Campanha de vacinação contra gripe A começa nesta terça-feira
Publicado em 22/04/2014 às 08:36
Por: Isisnaldo Lopes

IMPERATRIZ - Começa nesta terça-feira (22) e se estende até dia 9 de maio a campanha de vacinação contra a gripe A, em todo o país. A novidade da campanha deste ano é a ampliação do público-alvo infantil. Crianças de seis meses a cinco anos incompletos foram incluídas no grupo de risco. Elas devem tomar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada nos postos de saúde 30 dias após a primeira.

A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários, o que representa cerca de 1,250 milhão de pessoas. A campanha vai até o dia 9 de maio.

As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, (26), será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe.

Morte

Este ano, no mês passado, uma mulher de 52 anos morreu em São Luís, vítima de complicações causadas pelo vírus H1N1. Os sintomas são parecidos com um resfriado e só um exame específico pode confirmar se é a gripe H1N1. O vírus pode ser facilmente espalhado e o período de incubação é de 3 a 5 dias. Se suspeitar que está gripada, a pessoa deve procurar atendimento médico com urgência. É a primeira morte pela doença, no Maranhão, em quatro anos.

Dicas

Para se proteger contra a infecção, lave as mãos com água e sabão frequentemente; evite aglomerações e contato com pessoas doentes; não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo e não compartilhe copos, talheres e outros objetos de uso pessoal.

A vacina é segura e é a melhor forma de evitar doenças graves, internações ou mesmo óbitos por complicações associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

Veja mais sobre: Maranhão,
Copyright © 2018 - 2019 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.