Continua o prazo para alistamento militar em ITZ
Publicado em 15/06/2014 às 18:18
Por: Isisnaldo Lopes

IMPERATRIZ – Os jovens do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos são esperados na 141ª Junta de Serviço Militar de Imperatriz, para fazer o alistamento até o dia 30 de junho. Conforme o "Plano Geral de Convocação para 2015", do Ministério da Defesa (MD), se selecionados, eles poderão servir a uma das três Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – a partir deste ano.

O alistamento começou, no último dia 2 deste mês, e segundo informações da 141ª, cerca de 4 mil jovens devem buscar os serviços. Em Imperatriz, as inscrições estão sendo realizadas na Junta de Serviço Militar, localizada atualmente na rua Rui Barbosa, s/n, nas dependências do Estádio Frei Epifânio D’Abadia das 8h às 13h.

O 2º Ten Sau Amálio Antonio Freitas Balsamo, lembra da importância do serviço militar e da reservista, que é necessária para emitir outros documentos, além da obrigatoriedade na hora de matricular-se em universidades ou garantir a vaga em concurso público.

“O serviço militar é importante para o jovem, pois, além de servir ele vai ter a reservista, necessária para emitir carteira de trabalho, passaporte, matrícula em universidade, diplomas, concursos públicos, dentro outros”, ressalta o Tenente Balsamo.

Os universitários dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária devem informar seu curso no ato do alistamento militar, pois, poderão ser convocados posteriormente, como determina a Lei 12.336 de 26 de outubro de 2010.

Obrigatório

O alistamento é obrigatório, e quem descumprir está sujeito a pagamento de multa e sanções, como não poder solicitar passaporte, ingressar no serviço público ou iniciativa privada, entre outros. Os que perderem o prazo de alistamento só poderão participar da seleção em 2015, para incorporar apenas em 2016. Em 2013, mais de dois milhões de jovens se alistaram nas JSMs de todo o país, sendo que, aproximadamente, 92 mil foram incorporados pelas Forças Armadas.

Documentação

- Duas fotos 3x4, com rosto descoberto;

- Certidão de nascimento;

- Comprovante de residência;

- Documento oficial com foto;

- CPF.

Veja mais sobre: Brasil,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.