Aumenta número de jovens com câncer do colo do útero
Publicado em 22/06/2014 às 23:14
Por: Isisnaldo Lopes

IMPERATRIZ – O número de casos de jovens com câncer do colo do útero está aumentando em Imperatriz. O caso é alertado pelo coordenador da Unidade de Alta Complexidade de Oncologia (Unacon) em Imperatriz, Dr.Adriano Rêgo, que relata que a prevenção ainda é a melhor saída para a cura do tumor.

De acordo com o oncologista Dr.Adriano Rêgo, o alto índice é refletido pela falta na procura do exame Papanicolau, principal meio para identificar possíveis doenças. Ele relata, com preocupação, sobre casos de jovens com câncer em nível avançado.

“O que mais preocupa, hoje, é o câncer avançado em mulheres jovens. Elas têm que ter um cuidado grande no preventivo, no Papanicolaou. É importante que elas procurem mais os postos de saúde para fazer preventivo, porque têm muita jovens que vêm com o câncer extremamente avançado no momento do diagnostico. É, possivelmente, doença de 5, 6 anos, que deixa a taxa de recuperação menor”, ressalta o médico.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 

Veja mais sobre: Imperatriz,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.