AÇAILÂNDIA - Divulgados municípios contemplados no Programa “Cinema da Cidade”
Publicado em 12/05/2017 às 06:48
Por: Isisnaldo Lopes

As cidades maranhenses de Açailândia, Codó e Pinheiro foram contempladas no edital “Cinema da Cidade”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Agência Nacional do Cinema (Ancine), que prevê a instalação de salas de cinema em municípios brasileiros que ainda não possuem esse importante equipamento cultural. A ação é resultado da Chamada Pública publicada no Diário Oficial do Maranhão, de 13 de janeiro de 2017.

Os municípios vão receber a instalação de salas de cinema multiuso e de espaços comerciais (incluindo bonbonnière) e de prestação de serviços. As salas poderão ter capacidade de, no mínimo, 100 e máximo de 200 expectadores, de acordo com o terreno disponibilizado pelas Prefeituras, gerando novos espaços de exibição para a população dessas cidades.

O objetivo é democratizar o acesso a obras audiovisuais, formar plateia e fortalecer o segmento de exibição cinematográfica. Para além das atividades de exibição de filmes, as salas poderão ser utilizadas para serviços que envolvam o audiovisual, o ensino à distância, videoconferências e outras atividades que promovam o desenvolvimento da cultura.

O programa garante a viabilização financeira de novos complexos exibidores em municípios que não disponham de salas de exibição e com população igual ou superior a 50 mil habitantes.

O ‘Cinema da Cidade’ integra o programa Cinema Perto de Você, instituído pela Lei 12.599/2012, destinado à ampliação, diversificação e descentralização do mercado de salas de exibição cinematográfica no Brasil. Estruturado pela Ancine e pelo Ministério da Cultura (MinC) , o programa envolve um conjunto de mecanismos e ações diversificadas, destinadas à melhoria do ambiente de negócios e da oferta de capital para os empreendedores do mercado audiovisual.

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://www.ma.gov.br/agenciadenoticias

Veja mais sobre: Entretenimento,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.