População de Açailândia, MA, está há um mês sem serviços de ônibus
Publicado em 25/04/2014 às 06:46
Por: Isisnaldo Lopes

Há um mês a população de Açailândia não conta com os serviços do transporte coletivo. A empresa que administrava a concessão tirou os ônibus das ruas alegando concorrência com o táxi-lotação.
Nas paradas a reclamação de quem depende do serviço.

O contrato  para explorar o serviço de transporte público no município valia por 10 anos, mas  não chegou a metade desse prazo. Ele foi assinado em fevereiro de 2010  e terminou mês passado, quando a empresa retirou a frota de 16 ônibus das ruas.

A explicação foi a concorrência  com outro serviço: o táxi-lotação. Hoje, segundo o Departamento Municipal de Trânsito, 226  táxis-lotação circulam em todos os bairros da cidade. Quem usa transporte público no município  ainda conta com o serviço de mototáxi. São quase 300 profissionais regularizados.

A decisão da empresa de transporte coletivo de paralisar o serviço levou o município a decretar estado de emergência no setor de transporte por um período de 180 dias, ficando autorizada qualquer pessoa física ou jurídica que se interessar,  explorar o transporte coletivo, sem o processo de licitação.

Enquanto a situação não se resolve, trabalhadores de empresas que usavam vale-transporte e principalmente estudantes que pagavam metade da passagem se sentem prejudicados. "Eu já fui a pé para casa, porque fiquei muito tempo esperando aqui", disse a estudante Paula Alves.

O município colocou nas ruas  nove ônibus que fazem linha para os bairros mais distantes do centro. Quem depende do transporte reclama da demora nas paradas. A assessoria da prefeitura informou que três empresas já manifestaram interesse em explorar o serviço e as propostas estão em análise.

Com informações do G1/MA

Veja mais sobre: Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.