MPF alerta para o envio de e-mails falsos em nome da instituição
Publicado em 19/07/2014 às 13:26
Por: Isisnaldo Lopes

MARANHÃO – Depois de algumas pessoas entrarem em contato com Procuradoria da República do Maranhão, informando que receberam correios eletrônicos em nome do Ministério Público Federal com supostas intimações, o MPF emitiu nota informando que não envia esse tipo de e-mail.

As mensagens eram para as pessoas comparecer a audiências referentes a falsos procedimentos investigatórios. O MPF afirma que não envia e-mails para fazer intimações, nem para divulgar o brasão do MPF, que não existe.

Na verdade, são e-mails maliciosos em que, ao clicar no link do tipo "clique aqui", um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito.

Por isso, a Secretaria de Tecnologia da Informação do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.

Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de "fishing") vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde "iscas" (e-mails) são usadas para "pescar" senhas e dados financeiros de usuários da internet.

Veja mais sobre: Brasil,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.