Primeira edição do Itinga AgroShow tem apoio do Governo do Estado
Publicado em 09/11/2017 às 11:44
Por: Isisnaldo Lopes

Encerrando o calendário de feiras agropecuárias do Maranhão em 2017, acontece nesta sexta-feira (10), o Itinga Agroshow, no Oeste do estado. Assim como nas feiras e eventos agropecuários, o Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e as secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cultura e Turismo (Sectur) e Indústria, Comércio e Energia (Seinc), além da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) apoia a primeira edição da feira agropecuária de Itinga, que acontece até o dia 14.

Para o prefeito Lúcio Flávio, de Itinga, que completa 23 anos de emancipação no dia 10, a participação efetiva na feira, somada às ações do governo no município, reforçam a parceria entre Prefeitura e Governo do Maranhão. “Conseguimos colocar Itinga no mapa do turismo maranhense e como o encerramento do calendário de feiras agropecuárias do Maranhão. Estamos muito felizes com tudo que tem acontecido, com o apoio do governo Flávio Dino ao evento, que vai abrir as portas para o desenvolvimento, para a cultura dos grãos e a fruticultura”, disse.

Como parte da programação da feira, estão cursos e palestras do Programa Mais Produção, realizados pela Sagrima, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com quem a secretaria mantém convênio para oferta de assistência técnica e gerencial a 1550 propriedades em cinco cadeias produtivas. Na região de Itinga, as cadeias produtivas do leite e da hortifruticultura vem sendo incentivadas, especialmente a cadeia da banana. A Aged também realizará palestras voltadas para a prevenção de brucelose, tuberculose e febre aftosa.

“Estamos todos trabalhando para fazer uma grande exposição, com políticas articuladas com as demais secretarias e órgãos do Governo do Estado, levando informação, tecnologias e oportunidades. A região tem grande potencial produtivo, com a produção de banana, de leite e grãos e o governo tem estado cada vez mais presente não só na produção, como em vários setores, a exemplo da motoniveladora entregue pelo governador Flávio Dino, através do programa Caminhos da Produção”, detalhou o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser.

Investimentos em feiras e exposições agropecuárias

Este ano, são quase R$ 2 milhões em investimentos do Governo do Maranhão para estimular a realização de feiras, exposições e festivais agropecuários. Esses recursos fazem parte da ampla política de apoio ao setor produtivo maranhense.

“O governo vem mantendo uma relação de muito diálogo com os sindicatos de produtores e com a Federação de Agricultura e Pecuária (Faema), ouvindo as demandas e buscando soluções. A participação e apoio do governo às feiras e eventos agropecuários é parte disso e também uma oportunidade de prestar contas à população do que temos feito para desenvolver a produção do Maranhão”, afirma Márcio Honaiser.

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Novidades, Entretenimento,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.