AÇAILÂNDIA - Serviços do programa Travessia são ampliados e reforçam ações de acessibilidade às pessoas com deficiência
Publicado em 12/12/2018 às 09:24
Por: Isisnaldo Lopes

O programa Travessia se aproxima dos três anos de atividades consolidando a política inclusiva do governo estadual na garantia de direitos essenciais. A ação torna mais fácil a vida de milhares de maranhenses com deficiência, seja física ou intelectual, realizando viagens a trabalho, tratamento de saúde, educação e lazer a bordo de vans adaptadas. Marcando as comemorações de aniversário, este mês, o Travessia será implantado em Açailândia e a base em Imperatriz ganha novos veículos.

O Travessia inaugura suas atividades em Açailândia, na quarta-feira (12), a partir das 9h, na Casa dos Conselhos. Na solenidade, será entregue uma van. Prosseguindo o cronograma de aniversário, a sede do Travessia em Imperatriz será contemplada com cinco veículos novos e adaptados. Quatro vans e uma minivan para atender crianças com deficiência em neurodesenvolvimento (microcefalia e hidrocefalia). “Esses veículos vão garantir o transporte gratuito de pessoas com deficiência, renovando a frota de atendimento na área metropolitana da Imperatriz”, pontou o presidente da MOB.

O Travessia possui centrais de atendimento em nove cidades, incluindo a capital, alcançando um total de 28 municípios maranhenses. São contemplados pelo serviço a Região Metropolitana de São Luís, Imperatriz e cidades da Região Tocantina, Caxias, Timon, Pinheiro, Santa Luzia do Paruá, Bacabal e Presidente Dutra. Além da ampliação do atendimento a crianças com deficiência em neurodesenvolvimento, a ação promove ainda o Travessia Melhor Idade com foco na pessoa idosa.

No lazer, o programa se destaca com um conjunto de opções para os beneficiários. O Travessia na Praia funciona todos os domingos, das 8h às 12h, na Praia de São Marcos com cadeiras totalmente adaptadas para banho; o Travessia no Cinema oferece um sábado de lazer com direito a filme, pipoca e refrigerante – tudo escolhido pelos atendidos – gratuitamente em um shopping da capital; e o Travessia na Folia, realizado em épocas de festividades como Carnaval e São João, que tem horário estendido para possibilitar um momento de descontração e brincadeira.

O serviço Travessia tem capacidade de atendimento para até mil viagens/mês, sendo executado em vans adaptadas, climatizadas e com capacidade para até três cadeirantes e seus acompanhantes. Desde sua implantação, em fevereiro de 2016, o Travessia contabiliza mais de 1,5 mil cadastrados, cerca de 34,3 mil atendimentos e a marca de 62,3 mil viagens realizadas, contemplando também acompanhantes dos beneficiados.

Serviço

Para utilizar o serviço, o usuário deve retirar a ficha de avaliação médica no site (http://www.mob.ma.gov.br/servicotravessia) ou sede da MOB. A ficha deve ser preenchida, assinada e carimbada pelo médico responsável pelo acompanhamento do candidato e entregue juntamente com cópia do RG, CPF e comprovante de residência na sede da MOB.

O Travessia funciona de todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 8h às 20h, mediante agendamento prévio, com no mínimo 48 horas de antecedência. O agendamento pode ser feito pelo Disque Travessia, no 0800 606 4655. A MOB fica à Rua Chapadinha, Edifício Caracas, 1˚ andar, Quintas do Calhau, próximo ao Shopping do Automóvel e funciona das 8h às 17 horas.

 

 

 

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.