Açailândia: Equipes conquistam vagas no International Tournament of Robots (ITR)
Publicado em 18/12/2018 às 07:19
Por: Isisnaldo Lopes

Equipes do Açaímov, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia, receberam dois prêmios de 3º lugar na Etapa Nacional do Torneio Juvenil de Robótica, que ocorreu de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Campus João Pessoa. As premiações foram alcançadas no desafio de Viagem ao Centro da Terra e no desafio Resgate de Alto Risco. As conquistas garantiram vagas no International Tournament of Robots (ITR) 2019, evento do qual a Açaímov foi campeã este ano.

A Açaímov levou quatro equipes para competição. Do desafio Viagem ao Centro da Terra, nível 3 (para até 18 anos), participou uma equipe com três alunos – Gabriel Neves Carneiro, Lucas Sena Santos e Isaías de Sousa Pereira, do Curso Técnico em Automação Industrial. Para o desafio Resgate de Alto Risco, nível 3 (para até 18 anos), foram duas equipes participantes, cada uma com dois estudantes – a que recebeu premiação foi formada pelos alunos Marcos Emanoel Araújo Nogueira e Rafael Chaves Pereira, do Curso Técnico em Automação Industrial; já a outra foi composta por estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica. Além dos medalhistas, participaram do evento no IFPB os alunos Wemerson Gomes da Silva, Felipe do Carmo Guedes e Marcus Vinicius de Souza Almeida.

Para Gabriel Neves Carneiro, a conquista da vaga da competição internacional é resultado dos esforços dos alunos e professores que lidam com robótica no campus. “Essa conquista representa todo o tempo que foi investido para o desenvolvimento do robô, e os esforços de cada aluno que participou e também do nosso professor que sempre luta para conseguir levar a equipe para as competições. Ter conquistado a vaga mostra que valeu a pena a perseverança de cada um, mas ela só foi possível com o trabalho em equipe, pois a cooperação de todos foi uma parte essencial. Juntamos as ideias que cada um teve e aprimoramos o nosso robô da melhor forma possível”, disse. “Quando os alunos percebem que com todo o esforço que tiveram conseguiram vencer, a expectativa para as próximas competições aumenta ainda mais. Participar de competições aumenta o nível de experiência do aluno, pois nela ele vê novas ideias de outras equipes que podem ser utilizadas e até mesmo aprimoradas”, complementou.

O aluno Rafael Chaves Ferreira destacou o tempo investido na preparação da equipe agradeceu o esforço do coordenador do Açaimov, professor Brehme D’napoli, para estimular os estudantes a participar da competição. “Essa conquista foi fruto de nossos esforços, houve toda a questão do tempo investido para montagem e programação dos robôs, além do auxílio do professor que é aquele que corre atrás de uma forma para levar a equipe para as competições, além de nos ajudar com dúvidas que surgem ao decorrer da montagem”, declarou.

 

 

 

 

 

 

IFMA

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.