MA:Rodovias federais da Região Tocantina estão entre as mais perigosas do MA
Publicado em 17/04/2014 às 16:18
Por: Isisnaldo Lopes

IMPERATRIZ – Com o feriado prolongado muitas pessoas vão viajar e, na hora de pegar a estrada, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) alerta para alguns trechos merecem atenção redobrada dos motoristas.

Três dos seis trechos mais críticos no Maranhão estão na Região Tocantina. São eles: a BR-010, de Carolina a Itinga; a BR-222, de Chapadinha a Açailândia, e a BR-230, de Grajaú a Carolina.

Para garantir uma viagem segura é importante que o motorista respeite as leis de trânsito. O Detran alerta, também, para o uso obrigatório do cinto de segurança, do capacete para os motociclistas e o respeito à velocidade máxima permitida nas rodovias. Além disso, o motorista deve fazer a revisão no automóvel antes de pegar a estrada.

“É necessário respeitar as leis de trânsito para viajar com segurança com a família. Faça uma revisão geral no veículo, evite ultrapassagens perigosas e não consuma bebida alcoólica antes de pegar a estrada. Lembre-se que, com os devidos cuidados, você estará protegendo a sua vida, a de quem você ama e a de outras pessoas”, destacou o diretor-geral do Detran-MA, André Campos.

De acordo com os dados da Operação Semana Santa, da Policia Rodoviária Federal (PRF), no ano passado foram registrados 44 acidentes e duas mortes nas estradas federais que cortam o Maranhão. As causas principais dos acidentes foram as ultrapassagens imprudentes.

Veja as dicas para quem vai pegar a estrada:

- Verifique se os documentos do veículo e do condutor estão em ordem e deixe-os em um local de fácil acesso no caso de ser parado em uma blitz policial.

- Fique atento aos itens de segurança do automóvel, conferindo a validade do extintor de incêndio, verificando o funcionamento e o estado de conservação de pneus, sistema de iluminação, freios e limpadores de para-brisa.

- Calibre o estepe antes de viajar, pois caso ele esteja murcho a troca não vai adiantar.

- Use sempre o capacete afivelado;

- Com o tempo chuvoso, os perigos nas estradas aumentam, por isso, ao perceber acúmulo de água na pista diminua a velocidade, acenda as lanternas e os faróis baixos para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.

Com informações do GI/MA

Veja mais sobre: Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.