Maranhão aprova 431 presos no Enem PPL 2018
Publicado em 22/01/2019 às 07:39
Por: Isisnaldo Lopes

Investimentos do Governo do Estado na educação prisional resultaram na aprovação de 431 internos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) 2018. Em São Luís, a Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 2 (UPSL2) foi a que mais aprovou, chegando a 69. A UPR de Balsas foi a que obteve melhor êxito no interior do Maranhão, com 23 aprovações.

Em todo o estado, foram 838 presos inscritos no Exame, o que resulta em 51, 43% dos custodiados aprovados no certame. O resultado evidencia os avanços alcançados pelo Maranhão no âmbito da educação prisional, por meio das Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e de Educação (Seduc).

“Temos, junto com a Secretaria de Educação, investido forte na educação prisional do Maranhão. A proposta é aumentarmos, a cada ano, a inserção de presos no Ensino Superior e, consequentemente, contribuirmos de forma efetiva para o processo de reinserção social dessas Pessoas Privadas de Liberdade”, afirma o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

Na Região Metropolitana de São Luís, a Unidade Prisional São Luís 2 (UPSL 2) foi a com maior número de presos inscritos, contabilizando 120 inscrições. No interior, foi a UPR de Imperatriz que mais teve inscrições: 41 ao toda. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, explica que o resultado é decorrente da aplicação das políticas públicas do Governo do Estado.

“Os frutos vêm ano a ano, com a ampliação do atendimento à educação nas prisões, premiações em concursos de redação entre tantas outras conquistas, nesta parceria exitosa com a Secretaria de Administração Penitenciária. O resultado nos mostra que tivemos casos com pontuação 700, o que reflete essa evolução”, destaca o secretário de Educação, Felipe Camarão.

As inscrições no ENEM PPL 2018 foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada Unidade Prisional. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) e a outros programas de acesso à educação superior.

Redação

O tema da redação do Enem PPL 2018 foi “Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil”. Em um trabalho conjunto das equipes da Seap e Seduc, que contabilizaram os resultados alcançados pelos internos, verificou-se que há pontuações compatíveis com o ingresso no Curso de Engenharia, pelo SISU.

“O ENEM PPL tem a mesma complexidade das provas aplicadas no tradicional. Os reeducandos têm os mesmos direitos de cotas raciais ou sociais, expressas por lei. A liberação dos deles para cursar depende de aprovação da Justiça; e o Exame permite ainda o interno disputar Sisu, ProUni, e Sisutec”, explica a supervisora de Educação da Seap, Thabada Louise Almeida.

Ensino Médio 

Por meio de parceria, a Seduc e a Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) estão planejando ações que visam ampliar a oferta de ensino médio para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e, ainda, intensificar as ações de mobilização para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

 

 

www.google.com

Veja mais sobre: Maranhão, Novidades, Polícia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.