Governo debate estratégias para fomento da cadeia produtiva do arroz no Maranhão
Publicado em 23/01/2019 às 07:41
Por: Isisnaldo Lopes

O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo se reuniu, na terça-feira (22), com o Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado do Maranhão (Sindarroz) e indústrias filiadas à associação para debater estratégias de crescimento para o segmento produtivo do estado.

Foram pautadas possibilidades de aumento e estímulo da produção; percentual de consumo e fomento; faturamento da cadeia; isonomia e competitividade local; sinergia com o comércio atacadista; mercados interno e interestadual; benefícios para a cadeia produtiva e oportunidades de consumo dentro do Maranhão.

Segundo Simplício Araújo, tratativas conjuntas estão sendo mantidas com o Sindarroz para esclarecer as dúvidas do setor e atrair o beneficiamento da produção e das indústrias de arroz maranhenses. “São mecanismos que viabilizam maior competitividade local, geração de emprego e renda e estímulo para a cadeia produtiva do arroz, alimento tradicional do Maranhão, onde existe forte vocação para produção dessa cultura”. Em muitas frentes, Araújo acrescentou que as cadeias produtivas embalam o desenvolvimento econômico estadual.

Ainda de acordo com Simplício, um dos compromissos do governador Flávio Dino é valorizar o empreendedorismo maranhense e para isso, está sendo consolidada a relação com os setores produtivos, no sentido de ouvir suas demandas e solucionar os gargalos que dificultam o desenvolvimento do Estado.

O Maranhão é o maior produtor de arroz do Nordeste e o 5º maior do Brasil, com 320 mil toneladas de produção. O Estado fechou a última safra com 166 mil hectares de área plantada e 1.925 em kg/ha de produtividade. A estimativa da Conab prevê pouco mais de 266 mil toneladas em produção para a atual safra do estado.

 

 

 

www.ma.gov.br

Veja mais sobre: Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.