Passageiro diz que ninguém usava cinto de segurança no momento do acidente que matou duas pessoas em Goiânia
Publicado em 28/01/2019 às 07:39
Por: Isisnaldo Lopes

O operador de loja Domingos de Souza, que estava no ônibus que tombou na BR-153 e deixou dois mortos, contou que pagou R$ 250, quase a metade do preço de uma passagem convencional, para viajar os quase 1,2 mil km de São Mateus do Maranhão a São Paulo. Ele relata que ninguém usava cinto de segurança.

“Não estava com cinto. Na verdade, no ônibus não tinha cinto. Eu não queria viajar de ônibus clandestino, mas tive que ir para ajudar meu irmão. Sei que é perigoso”, contou o passageiro.

O site entrou em contato com a agência de viagens responsável pela excursão sobre a falta de equipamento de segurança, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O acidente aconteceu na madrugada de domingo (27). O veículo, que segundo a Polícia Civil era clandestino, levava 49 pessoas, sendo 43 adultos, 3 crianças, dois motoristas e um guia. Além das duas mortes, 25 pessoas foram levadas a hospitais.

Domingos viajava com o irmão, a cunhada e um sobrinho. Ele relata que foram momentos de pânico. "Senti a queda, vi quando o ônibus estava caindo. Todo mundo estava dormindo. Na hora do acidente foi muita gritaria, desespero", relata.

De acordo com o passageiro, outro ocupante do ônibus o ajudou a sair do veículo pela saída de emergência, pois ele ficou com a perna presa em uma poltrona. Ele teve apenas um ferimento na panturrilha e não precisou ficar internado.

Resgate
O acidente ocorreu por volta das 2h40, no km 499 do perímetro urbano da BR-153, no Jardim Goiás, região sul de Goiânia. Os bombeiros têm uma unidade de resgate 24 horas em um ponto de apoio da Defesa Civil, que fica a 400 metros do local. Por isto, a primeira equipe chegou ao local em menos de 2 minutos.

“A gente faz atendimento, leva ao hospital e depois faz uma reavaliação de cada vítima porque às vezes a pessoa diz que está tudo bem na hora. Temos uma ambulância do Corpo de Bombeiros aqui, de prontidão, para que, se acontecer evolução dentro de 24 horas, a pessoa possa ser levada ao hospital rapidamente”, disse o tenente Alan Barbosa.

Conforme informações divulgadas pela Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict), “por motivos ignorados”, o ônibus derivou pela direita, caiu do viaduto e bateu contra o poste de concreto. O motorista reserva, Silvio Silva, contou que um carro invadiu a pista fez com que o motorista do ônibus perdesse o controle da direção.

O que já se sabe sobre o acidente?
→ O ônibus saiu de São Mateus do Maranhão para a cidade de São Paulo com 49 passageiros, conforme disse um motorista reserva ouvido pelo G1. Segundo comunicado da Dict, o veículo é clandestino e os responsáveis por ele devem ser ouvidos pela corporação;
→ Duas pessoas morreram no acidente. Do total de passageiros, 25 foram levados a hospitais: 4 estão no Hugol; 14 foram encaminhados ao Hugo - sendo que 10 já receberam alta médica -; e os demais foram levados a outras unidades de saúde de Goiânia;
→ Como são de outro estado, os feridos leves e aqueles que já receberam alta estão sendo abrigados no Ginásio Goiânia Arena. A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência Social estão cuidando da alimentação e acomodação dos passageiros;
→ Passageiros relataram que a agência de turismo em que afirmam ter comprado as passagens, que é do Maranhão, disse que enviaria um ônibus para buscá-los em Goiânia, mas o veículo só deve chegar na segunda-feira (28).

 

G1 Goiás.

Veja mais sobre: Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.