Detran-MA realiza I Curso de Qualificação para Despachantes de todo o Estado
Publicado em 09/02/2019 às 20:55
Por: Isisnaldo Lopes

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) promoveu, na última sexta-feira (8), o I Curso de Qualificação para Despachantes do Trânsito do Estado do Maranhão. O evento reuniu representantes da Federação Nacional dos Despachantes (Fenadesp) e despachantes credenciados no Departamento.

O objetivo do curso foi capacitar os profissionais, por meio do repasse de conhecimentos legais e administrativos referentes aos procedimentos operacionais das áreas de habilitação e veículos.

O diretor Operacional do Detran-MA, David Ximenes afirmou que o órgão está investindo na capacitação dos colaboradores visando a padronização de procedimentos para a melhoria da prestação dos serviços. “O objetivo do curso é atualizar os profissionais da categoria sobre os procedimentos do Detran-MA, além de reforçar a integração da classe com os diversos setores do Órgão”. A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rosetânia de Farias, também participou.

Pela manhã, foram realizadas as palestras Direção Defensiva, ministrada pelo Psicólogo e Assistente de Trânsito do Detran-MA, Rafael Rocha, com foco na importância do respeito às leis de trânsito; e Lei Seca e Aspectos Comportamentais, ministrada pelo policial militar, Pábyo Mendes. O tecnólogo de Trânsito, Ilber Borralho, discutiu com os participantes, o tema Legislação de Trânsito, com o objetivo de atualizar os despachantes sobre os procedimentos de registro e licenciamento, emplacamento e transferência.

No período da tarde, a programação contou com uma roda de conversa, presidida pela Psicóloga e Analista de Trânsito do Detran-MA, Vanessa Espíndola, como o tema integração entre os profissionais e os setores do Detran-MA. Em seguida, David Ximenes apresentou as regras do CRLV e CNH eletrônicos. O Curso foi encerrado com a palestra sobre Conceitos de Identificação Veicular e de Documentoscopia, realizada pelo major da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Rômulo Reis.

A representante da Federação Nacional dos Despachantes (Fenadesp), Valdimeire Xavier, elogiou a política de valorização do Detran-MA. “O Departamento está sempre buscando medidas para valorizar e facilitar o nosso trabalho, e assim, beneficiar a população que utiliza os serviços do Órgão”.

A profissão de despachante foi regulamentada no Maranhão, em 2015, por meio da Lei Estadual 30.335. Atualmente, o Maranhão conta com 139 empresas voltadas para o serviço de despachante de trânsito. De acordo com o sindicato da categoria, cerca de 900 profissionais atuam nessa função em todo o Estado.

 

 

www.ma.gov.br

Veja mais sobre: Maranhão, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.