Presídio de Imperatriz deve ser inaugurado em outubro
Publicado em 03/09/2014 às 05:15
Por: Isisnaldo Lopes
O secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa, informou, que as obras de construção do Presídio Regional de Imperatriz deverão ser concluídas em outubro.O presídio de Imperatriz vai desafogar as delegacias da região, com 240 vagas e já devia ter sido inaugurado em 2012. Mas todos os prazos anunciados anteriormente já foram extrapolados, inclusive o que tinha sido anunciado quando do reinício da obra, que ficou parada por quatro meses. Quando foi reiniciado, a informação é que o presídio seria inaugurado em julho.

O secretário Sebastião Uchôa anunciou também que as obras do Centro de Detenção Provisória (CDP), em Açailândia, deverão estar concluídas até o fim deste ano.De acordo com a secretaria, a programação faz parte de um plano de ação da pasta que está sendo desenvolvido e resultará na produção de um relatório contendo novas estratégias para atuação dos vários setores envolvidos na execução das políticas penitenciárias no estado. As construções do CDP de Açailândia e do Presídio Regional de Imperatriz somam, juntas, R$ 7.266.178,73. Com a entrega das unidades prisionais, serão abertas mais de 380 vagas.
“Estamos visitando cada unidade e acompanhando de perto a rotina dos estabelecimentos prisionais. É uma determinação da governadora Roseana Sarney, que determinou celeridade nas construções, reformas e ampliações dos novos presídios que sanarão o déficit carcerário no estado”, disse o secretário.

Outras unidades - Além das duas obras, estão em construção unidades prisionais nos municípios de Coroatá (cujas obras deverão ser entregues agora em setembro), Timon (com obras previstas para conclusão em novembro), Pinheiro (em janeiro do ano que vem) e São Luís Gonzaga (com conclusão prevista para maio). No total, estão sendo investidos R$ 80 milhões, oriundos do empréstimo obtido pelo Governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do convênio com o Ministério da Justiça por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Com a entrega das novas unidades prisionais, serão abertas 2.200 vagas em todo o estado. Além das construções, a Sejap já deu início à reforma e ampliação de outros estabelecimentos prisionais, localizados nas cidades de Codó e Balsas.

Com informações do J. O Imparcial 
Veja mais sobre: Região,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.