Governo faz alerta para prevenção no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Publicado em 25/03/2019 às 06:47
Por: Isisnaldo Lopes

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Governo do Maranhão realiza, no domingo (24), ações de prevenção na Feirinha de São Luís, a partir das 9h, na Praça Benedito Leite.

“As ações de prevenção, diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e rede hospitalar do Estado. Nós trabalhamos com a descentralização das ações de controle da doença”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da SES, Rosany Carvalho.

Em 2018, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registraram 2.759 casos notificados de tuberculose no Maranhão. Os dez municípios com o maior número de casos notificados foram: São Luís (1.296), Imperatriz (84), Caxias (75), Santa Inês (70), Timon (69), Barra do Corda (66), Bacabal (49), São José de Ribamar (45), Coroatá (41) e Codó (33).

O Hospital Presidente Vargas é referência estadual na assistência em saúde para o combate à tuberculose. A coordenadora do ambulatório de pneumologia e tuberculose da unidade, Teresa Moraes, destacou que as ações desenvolvidas de diagnóstico e cura dos pacientes seguem as recomendações do Ministério da Saúde. “Ao identificarmos um caso, fazemos a solicitação dos exames. O programa prioriza o exame de raio-x e o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM – Escarro)”, destacou.

Há um ano e um mês Gilson Sousa, de 35 anos, foi diagnosticado com tuberculose ganglionar (extrapulmonar), tipo esse que atinge os gânglios linfáticos (linfonodos). “Eu sentia muitas dores nas costas e na barriga, além de apresentar forte febre”. O paciente recorda que apresentou drástica perda de peso. Ele chegou a pesar aproximadamente 45 kg. “Eu estava com 52 kg no mês passado”, completa. Com o avanço do tratamento, na segunda quinzena de março, Gilson atingiu 55 kg.

Tuberculose

Caracterizada por ser infecciosa e transmissível, a doença é causada por uma bactéria que pode ser diagnosticada em dois tipos: a Tuberculose Pulmonar e a Extrapulmonar. A primeira é o tipo mais comum e ataca os pulmões somente, enquanto que a segunda atinge outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como rins, ossos, intestino e meninges. Ela pode ser transmitida pelo ar de pessoa para pessoa em situações consideradas comuns, como ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir.

O principal sintoma da Tuberculose é a tosse constante com duração de três semanas ou mais. Em casos mais avançados ou que atingiram grupos considerados vulneráveis como moradores de rua, portadores do vírus HIV/Aids, a doença pode apresentar febre vespertina,
sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Independente dos indícios e do tempo da tosse, o recomendado é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde para realizar o diagnóstico. A Tuberculose tem cura, porém é necessário que o paciente cumpra o tratamento
até o final e sem interrupção.

 

 

www.ma.gov.br

 

 

 

Veja mais sobre: Saúde, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.