Secretaria de Assistência Social firma parceria com o SESI/SENAI para inclusão de jovens e adultos no mercado de trabalho
Publicado em 30/07/2019 às 06:06
Por: Isisnaldo Lopes

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Assistência Social e a equipe do Programa Acessuas Trabalho, realizou na última quarta-feira,24, no auditório do SESI/SENAI, um encontro que teve como tema: “Orientação para o ingresso ao mundo do trabalho” e teve como público alvo alunos do ensino médio e estudantes Jovens e Adultos – EJA – Profissionalizante (Mecânico de Refrigeração na modalidade EAD (Ensino à Distância). O evento é parte de uma parceria entre prefeitura e SESI/SENAI.

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros. O EJA Profissionalizante surge para atender as necessidades do estudante, conciliando educação com formação profissional, criando novas oportunidades ao formando no mercado de trabalho.

A proposta pedagógica unifica Ensino Médio a distância com aulas presenciais que ocorrem uma vez por semana e a realização de um curso de Qualificação Profissional, desenvolvido pelo SENAI, também realizado a distância.

A matriz curricular é estruturada por áreas de conhecimento e níveis de ensino onde são desenvolvidas competências e habilidades contextualizadas ao ambiente de trabalho.

A nova metodologia da EJA propõe uma inovação educacional, rompendo a forma fragmentada que vem sendo desenvolvido no processo de ensino e aprendizagem na educação brasileira.

 

 

ASCOM=PMA-Por:: Antônio Maria

Veja mais sobre: Açailândia, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.