Adecômetro faz contagem regressiva para envio do Cadastro Ambiental Rural
Publicado em 22/09/2014 às 06:45
Por: Isisnaldo Lopes

Com informações da Agência Senado 

Para ajudar os proprietários rurais a não perderem a data final de envio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Observatório do Código Florestal lançou o “Adecômetro”, um cronômetro que faz a contagem regressiva do prazo para envio do cadastro e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), voltado aos que precisam adequar suas propriedades à legislação.

O cronômetro está programado para zerar no dia 6 de maio de 2015, quando acaba o prazo de um ano para o cadastramento, mas o novo Código Florestal (Lei 12.651/12) prevê a possibilidade de uma única prorrogação por mais um ano, por ato da Presidência da República.

O CAR é obrigatório para todos os 5,6 milhões de estabelecimentos rurais existentes no país. O produtor em situação irregular, que desmatou ilegalmente áreas que deveriam estar cobertas por mata nativa, terá a opção de aderir ao PRA e se comprometer a recompor essas áreas, seja pela recuperação da vegetação ou por compensação com cotas ambientais.

O Observatório do Código Florestal, que reúne 15 entidades da sociedade civil que monitoram a implementação da nova lei, lembra que quem não fizer o cadastro vai enfrentar diversas penalidades previstas em lei, como a impossibilidade de obter financiamentos públicos e a cobrança de multas, entre outras.

O proprietário rural tem pouco mais de 200 dias para enviar o cadastro ao Ministério do Meio Ambiente e pode acompanhar a contagem do prazo pelo “Adecômetro”, no endereço eletrônicohttp://www.observatorioflorestal.org.br.

Desmatamento

Para o Observatório, o preenchimento do CAR ajudará o governo a monitorar o uso das terras rurais e, se necessário, adotar ações para conter o desmatamento. A entidade alerta para dados divulgados no início do mês pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apontando o crescimento da taxa de desmatamento na Amazônia nos últimos dois anos.

Para os ambientalistas, a situação poderia ser evitada com uma maior fiscalização e com estímulos ao uso sustentável de áreas já desmatadas e subutilizadas.

Presidenciáveis

As entidades que formam o Observatório enviaram carta aos candidatos à Presidência da República cobrando uma posição quanto à implementação do CAR. Elas querem saber como os presidenciáveis, caso eleitos, darão transparência e acesso aos dados do cadastro e quais as propostas para incentivar os proprietários que cumprem as leis ambientais, entre outros questionamentos.


Veja mais sobre: Brasil,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.