Ministros chegam a Belém para reunião com governadores da Amazônia
Publicado em 03/09/2019 às 06:19
Por: Isisnaldo Lopes

Cinco ministros do governo Bolsonaro chegaram na manhã de segunda-feira (2) a Belém, para uma reunião com governadores da Amazônia Legal. O governo federal quer discutir com os estados medidas de combate às queimadas, preservação da Floresta Amazônia e desenvolvimento econômico. Nesta terça-feira (3), o grupo segue para Manaus, onde participa de uma segunda reunião sobre o assunto.

Estão na comitiva os ministros:

» Onyx Lorenzoni (Casa Civil);
» Ricardo Salles (Meio Ambiente);
» Fernando Azevedo (Defesa);
» Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento);
» Jorge Oliveira (Secretaria Geral da Presidência da República).


Dos 9 governadores da Amazônia Legal, estão presentes:

» Helder Barbalho (Pará);
» Mauro Carlesse, (Tocantins);
» Mauro Mendes (Mato Grosso);
» Waldez Góes (Amapá e presidente do consórcio interestadual da Amazônia Legal);
» Carlos Brandão (vice do Maranhão).
Na semana passada, o governo Bolsonaro anunciou que 9 ministros comporiam a comitiva que visitará Belém e Manaus. Além dos que já estão em Belém, a previsão era que Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Bento Albuquerque (Minas e Energia) também participassem.

Demarcação de terras
Na última terça-feira (27), em reunião com chefes do executivo estadual que compõem a Amazônia Legal, Jair Bolsonaro criticou a política de governos anteriores para demarcação de terras indígenas, quilombolas e áreas de preservação ambiental.

“Com todo respeito aos que me antecederam, foi uma irresponsabilidade essa política adotada no passado no tocante a isso, usando o índio como massa de manobra”, afirmou o presidente no encontro, promovido no Palácio do Planalto para debater queimadas na região.

“Muitas reservas têm o aspecto estratégico, que alguém programou. O índio não faz lobby, não fala a nossa língua e consegue hoje em dia ter 14% do território nacional. Vou fazer, no final, breve histórico disso, mas uma das intenções é nos inviabilizar.”

Bolsonaro também disse: “A Amazônia não vou dizer que ficou esquecida. Ela foi é usada, politicamente, acho que desde [o governo Fernando] Collor de Mello, mais ou menos – tá certo? – pra cá”.

Para o presidente “essa questão ambiental tem que ser conduzida com racionalidade, e não com essa quase que selvageria, como foi conduzida ao longo dos últimos governos”. “E o problema, né?, a febre agora está chegando aqui, batendo bastante alto no governo atual”, concluiu.

 

 

Central de Noticias

Veja mais sobre: Brasil, Maranhão,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.