CAP’s de Açailândia e Imperatriz participam de jogo de Futsal
Publicado em 27/09/2019 às 06:04
Por: Isisnaldo Lopes

“O nosso objetivo é tratar essas pessoas de igual para igual e tirá-los das atividades rotineiras que são desenvolvidas no CAPS”, destaca coordenadora Izabel.

Integração, carinho e amizade, com essas três palavras pode-se resumir a confraternização através do esporte entre os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) dos municípios de Imperatriz e Açailândia que aconteceu na manhã da última quinta—feira (26/09), na Quadra de Esportes da SEDEJ/Centro de Açailândia.

Um torneio de Futsal foi programado pelos coordenadores para os usuários dos CAPS das duas cidades e disputado com muita alegria entre os participantes. Além do torneio, há outras atividades físicas que fazem parte da programação do “Setembro Amarelo” no combate ao suicídio.

A unidade de atendimento psicossocial de Açailândia atende atualmente mais de 100 pessoas, que são acompanhadas por profissionais médicos, psicólogos e assistentes sociais com atividades que envolvem terapia ocupacional e a reintegração ao convívio social.

De acordo com Rafael Rodrigues, Educador Físico do CAPs/Açailândia, a competição acontece em alusão ao “Setembro Amarelo” com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, bem como a confraternização entre eles. “Estamos realizando este intercâmbio da rede da saúde mental, através das atividades de futsal, atividades terapêuticas, além de outras atividades que são realizadas no CAPs”, destacou Rafael.

A confraternização organizada pelos próprios coordenadores do CAPS/Açailândia, juntamente com sua equipe de trabalho, além da equipe de educadores físicos e árbitros da SEDEJ. Os pacientes foram acompanhados por familiares e coordenadores durante o evento. Na quadra de esportes o clima de alegria tomou conta de todos no momento de lazer e confraternização.

“O nosso objetivo é tratar essas pessoas de igual para igual, tirá-los daquelas atividades rotineiras que são desenvolvidas no CAPS. Eles também precisam de momentos de lazer e descontração. Fora isso, durante todo este mês realizamos palestras voltadas para a programação do “Setembro Amarelo”, combatendo ao suicídio em parceria com a equipe do PSE – Programa Saúde na Escola da SEMED. Não podemos também, deixar de destacar o carinho de cada um dos profissionais envolvidos com os pacientes, revelando que o amor vence o preconceito e derruba qualquer barreira de discriminação”, finalizou a coordenadora Izabel Shayna Lacerda.

 

ASCOM-PMA – Por: Antônio Maria

Veja mais sobre: Açailândia, Esporte,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.