Parceria entre Prefeitura e Vale realiza projetos “Caravana nos Trilhos e A Rua é Nossa” na comunidade Francisco Romão e Vila Ildemar
Publicado em 22/10/2019 às 06:17
Por: Isisnaldo Lopes

Evento aconteceu com atividades para adultos e crianças

Uma parceria entre a Prefeitura de Açailândia, através das secretarias de Educação e de Saúde, e a empresa Vale, juntamente com a TV Mirante, trouxe para o município de Açailândia no período de 17 a 19 de outubro, o Projeto “Caravana nos Trilhos e A Rua é Nossa” realizando atividades na Escola Municipal Geruzamar Costa Moura, localizada na comunidade Francisco Romão e na Escola Municipal Fernando Rodrigues, na Vila Ildemar.

O Projeto “Caravana nos Trilhos”, é uma iniciativa socioambiental que leva ações sobre sustentabilidade e orientações sobre segurança ferroviária para mais de 500 pessoas. Promovendo atividades sobre segurança na ferrovia, educação e saúde. Também promove atividades de entretenimento e recreação para crianças, jovens e adultos de comunidades vizinhas à Estrada de Ferro Carajás (EFC) no Maranhão e Pará.

Já “A Rua é Nossa” é uma iniciativa que visa resgataras a brincadeira de rua com segurança, estimulando uma infância ativa e culturalmente rica. Entre as atividades realizadas estão: oficinas de pipas, jogos de rua, pintura de rosto, peça teatral. Entre outras.

O encerramento das ações acontece neste sábado,19, na Escola Municipal Fernando Rodrigues, na Vila Ildemar, onde a organização espera superar o número de participantes de sexta-feira,18 que contou com mais de 300 participantes. Na programação, informações sobre cuidados com a saúde, convívio seguro com a ferrovia, oficinas sustentáveis, além de atividades de lazer e de recreação para a garotada.

 

A primeira-dama do município, Valéria Aquino Sousa, esteve no evento representando o prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, e ressalto a importância do projeto para comunidade, “Este evento envolve crianças e moradores do bairro. É uma grande parceria entre a Vale e a Prefeitura, através das secretarias de Saúde e Educação. A equipe da saúde realizando aferição de pressão, aplicação de flúor, testes rápidos, vacinação, entre outros. A Vila Ildemar é muito grande e as pessoas necessitam desse tipo de atendimento, bem como a Escola Fernando Rodrigues que é uma das maiores de Açailândia e os alunos precisam de momentos de lazer e entretenimento”, destacou dona Valéria Sousa.

Para Andreia Andrade, Gerente de Relações com Comunidades, que coordena o evento junta com o Analista de Relacionamento Institucional, Adriano Oliveira de Sousa,o projeto Caravana nos Trilhos é um momento importante de sensibilização da comunidade sobre segurança. "A Vale tem atuado na área da Educação Básica, e nada melhor que fazermos atividades nas escolas, envolvendo as crianças e jovens e adultos. Os projetos ‘A Rua é Nossa e Caravana nos Trilhos’ vão trazer para Açailândia esse processo construtivo da criatividade com a educação. Nós valorizamos esse momento com a comunidade, pois é nele que nós temos mais uma oportunidade para reforçar a importância de uma convivência segura com a ferrovia. Trouxemos o projeto para a Fernando Rodrigues por se tratar de uma escola localizada em uma comunidade próxima da ferrovia”, ressaltou Andreia.

O Secretário de Cultura, Xico Cruz, participou da ação "A Rua é Nossa", uma parceria entre a Empresa Vale e TV Mirante, e disse que ficou encantado com o resgate das brincadeiras de rua tradicionais desenvolvido pelo projeto, "Nesse sentido, este projeto tem como finalidade fazer um resgate dos jogos/brincadeiras tradicionais na rua, fazendo com que se reconheça a sua importancia na aprendizagem, na cultura e no desenvolvimento do cidadão. As brincadeiras perderam espaço para urbanização, já que sem um espaço para serem postas em prática, estas acabam caindo no esquecimento, fazendo com que algumas delas não façam mais parte do repertório cultural das crianças", afirmou.

 

ASCOM-PMA – POR: Antônio Maria

Veja mais sobre: Açailândia,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.