AÇAILÂNDIA - Prefeitura realiza dia especial com ações de prevenção ao Câncer de Próstata
Publicado em 29/11/2019 às 07:23
Por: Isisnaldo Lopes

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por ano, a doença provoca 13 mil mortes. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite de segunda-feira (25/11), ações de prevenção à saúde da população masculina. Um horário de atendimento especial foi preparada na Unidade Básica de Saúde, Dr. Dalvadísio Moreia dos Santos, bem no centro da cidade.

Vários profissionais da Saúde se mobilizaram para o dia especial da campanha “Novembro Azul”, ofertando vários serviços de saúde, como orientação sobre a prevenção do câncer de próstata, atendimento médico, avaliação nutricional e odontológico, aferição da Pressão Arterial, testes rápidos de sífilis, HIV, e Hepatites, além de palestras e a atualização da carteira de vacina.

Durante todo o mês de novembro estão sendo realizadas ações em toda a rede municipal de saúde, buscando estimular o autocuidado da população masculina e adoção de hábitos saudáveis. “Esta é uma ação importantíssima de conscientização para a população masculina. É uma população que por conta da sobrecarga de atividades do dia-a-dia, tem dificuldades de ir à uma Unidade de Saúde à procura de atendimento médico. Então essa é uma ação voltada especialmente para este público, sobretudo com relação à prevenção do câncer de próstata. A prefeitura e a Secretaria de Saúde estão de parabéns em promover esta ação inédita para os cuidados da saúde dos homens de Açailândia” ressaltou a médica clínico geral, Dra. Madeline Porto.

A enfermeira Daniele Carneiro de Souza Cavalcante, destacou a exclusividade e importância do evento voltado especialmente para o público masculino. “Disponibilizamos este horário das 18 às 20 horas, para alcançarmos aquelas pessoas que trabalham durante o dia e não encontram tempo para ir nas UBS’s em busca de encaminhamento para fazer exame ou outro tipo de procedimento médico. Lembramos também, que a secretaria de Saúde dispõe destes atendimentos o ano inteiro. Hoje, organizamos este dia de atendimento especial em alusão ao “Novembro Azul” de prevenção ao câncer de próstata” finalizou a enfermeira Daniele

PALESTRA SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA.

Ainda na terça-feira (26/11), ás 14h, a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal, reuniu todos os profissionais da saúde lotados no Hospital Municipal de Açailândia, UPA - Unidade de Pronto Atendimento e SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, para uma palestra ministrada pelo médico cirurgião geral e Urologista Dr. Emanuel Costa, dando ênfase ao câncer de próstata no Auditório do Hospital Municipal de Açailândia.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Por ano, a doença provoca 13 mil mortes. O diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

 

 

ASCOM – PMA –Por: Antônio Maria

Veja mais sobre: Açailândia, Saúde,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.