Prefeitura de Açailândia abre licitação para construção de UTI com dez leitos
Publicado em 06/12/2019 às 06:27
Por: Isisnaldo Lopes

Durante muitos anos o principal problema da população de Açailândia era a falta de atenção no atendimento à saúde. Muitas pessoas que eram encaminhadas pelos médicos para Imperatriz, município vizinho com 72 km de distância ou morriam no caminho ou ao dar entrada no Hospital. Os que conseguiam sobreviver sofriam com a ausência dos familiares ou de problemas financeiros pois não tinham sequer condições de se manter.
Neste ano, algumas pessoas que foram encaminhadas para Imperatriz ou para a Capital, São Luis, também vieram à óbito. Isso trouxe muita dor e revolta à muita gente. Diante destes fatos, a Defensoria Pública promoveu uma audiência pública e convocou a sociedade e as autoridades municipais para debater esta situação. Um Termo de Ajuste de Conduta foi criado para que a Administração Municipal envidasse esforços no sentido de construir uma Unidade de Terapia Intensiva.
Nesse ínterim, os problemas políticos administrativos se agravaram o que culminou com a renúncia do ex-gestor, assumindo em seu lugar o vice-prefeito Aluísio Sousa.
Assim que assumiu o cargo de prefeito Aluísio Sousa tomou a iniciativa de focar sua administração na saúde da população. Visitou o Hospital Municipal e autorizou mudanças significativas. Para se ter uma ideia, havia 120 leitos para um banheiro numa das alas. Esse problema já foi solucionado. Foram construídos banheiros em cada enfermaria e todas elas foram climatizadas. Mais de mil cirurgias já foram realizadas em pessoas que estavam há mais de dois anos numa fila de espera, sem esperança de realiza-las. Na Unidade de Pronto Atendimento foi criada uma escala de plantões com quatro médicos e cuja listagem é de conhecimento da população.
Agora, para dar celeridade ao processo administrativo nesta área da saúde, o prefeito Aluísio Sousa autorizou a abertura de Licitação na Modalidade Tomada de Preços para a construção de uma Unidade de Terapia Intensiva com dez leitos. Com isso, o gestor municipal atende ao TAC e aos anseios de toda a população que não terá mais que ver seus entes queridos serem encaminhados para outros municípios sem saber se serão ou não atendidos.
O Edital desta licitação foi publicado no Diário Oficial nº 916, de 27 de novembro e a abertura dos envelopes das empresas interessadas serão abertos no próximo dia 13 de dezembro, às 14h no auditório da Prefeitura Municipal de Açailândia, situada na Av. Santa Luzia, s/nº, Parque das Nações, Açailândia (MA). As empresas interessadas também podem acessar o Edital através do site www.acailandia.ma.gov.br e informações adicionais no seguinte endereço: licitacao@acailandia.ma.gov.br

 

 

 

 

Da Assessoria

Veja mais sobre: Açailândia, Saúde, Novidades,
Copyright © 2018 - 2024 | Portal iNotícia MA. Todos os direitos reservados.